quarta-feira, dezembro 7

Aniversário de CC


14 de Dezembro.
Os Administradores Hospitalares colaboradores da SaudeSA vão enviar ao ministro da saúde o livro "A Curva da Estrada" de Ferreira de Castro (endereçado à ENSP), identificando-se com o nickname e o nome da SaudeSA, com votos de parabéns.
vivóporto

12 Comments:

Blogger xavier said...

Mantenho a proposta de formar um grupo de pelo menos três AH para se deslocar ao MS para tentar fazer a entrega pessoal do livro prenda ao CC.

9:10 da manhã  
Blogger helena said...

Basta enviar um livro em nome do SaudeSA e dos seus colaboradores AH juntamente com um texto com as principais reivindicações.

3:15 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Sugiro que mandem também os currículos e os projectos de Carta de Missão que estão dipostos a assinar!

11:20 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:25 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Aderir a esta inciativa da SaudeSA.
Basta a SaudeSA enviar um livro em nome da comunidade de comentadores deste Blog.
Ponham lá também o meu nickname, uma vez que ainda recentemente me aventurei nesta coisa dos comentários, embora seja um leitor de longa data.

1:27 da tarde  
Blogger Clara said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:28 da tarde  
Blogger Clara said...

Concordo com a iniciativa.
Ponham lá também o meu nome

1:29 da tarde  
Blogger saudepe said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:03 da tarde  
Blogger ricardo said...

Parabéns (adiantados) para o CC.
Estou disponível para tentar a entrega no MS.

5:50 da tarde  
Blogger xavier said...

Não é necessário.
O tonitosa já faz parte do núcleo duro dos comentadores da SaudeSA e como tal vai na lista.

9:24 da tarde  
Blogger saudepe said...

Parabéns ao professor.
Bem os merece.

Se o camarada Guterres não tem sido o banana que foi, hoje tinhamos a Saúde com as reformas mais adiantadas, nomeando na altura certa o CC para ministro da saúde.
Ponham lá o saudepe na lista.

10:09 da tarde  
Blogger xavier said...

A história passa-se na Espanha dos anos 30. Conta-se ali a trajectória de um socialista “histórico” espanhol que, gradualmente, vai perdendo a sua combatividade de juventude. Paralelamente, é submetido às tentações de poder e “namorado” pelo partido da direita. Ele chega a negociar a traição com o partido da direita: a troca do seu lugar de deputado nas fileiras do partido socialista pelas fileiras do partido da direita, em troca de benefícios como um lugar de ministro. A história termina num semi- happy end . Graças a influência de um filho o homem tem um rebate de consciência e toma um caminho razoavelmente digno: abandona a política. A traição, pelo menos, não se consumou.

Esta estória contada por FC deixa-me pensativo. Quando a revolução está longínqua, as tentações do poder afectam também os quadros que deveriam defendê-la. Alguns tentam disfarçar essa capitulação com uma verborreia justificadora. Pior: tentam arrastar mais camaradas por esse caminho. São sem conta os Partidos Comunistas que não souberam resistir a tais tentações e acabaram por soçobrar. Vemos os exemplos recentes do suicídio do P. italiano, do apodrecimento da direcção do P. francês, dos tristes resultados produzidos no P. espanhol pelo eurocomunismo do Sr. Carrillo, etc, etc.

No mundo real raramente as coisas aparecem com a clareza exemplar descrita por FC no seu romance. Elas surgem, geralmente, de uma forma mais confusa, com piruetas verbais, vedetismos mediáticos, disfarces, declarações de pureza “democrática” e por aí afora. Mas tudo isso não passa de disfarce quando se procura a essência de tais posições: trata-se de uma política de capitulação que conduz ao abandono de posições revolucionárias e à socialdemocratização do P. Uma eventual vitória de tais posições só poderia conduzir à derrota, como se verificou com os Partidos acima citados.

Em contrapartida, os Partidos Comunistas que mantêm posições dignas e não abdicam dos seus princípios conservam as suas forças mesmo em meio a grandes tempestades e conseguem até mesmo reforçá-las. É o caso do P. do Brasil, que nunca abdicou dos seus princípios. É o caso do heróico P. colombiano, que consegue enfrentar a oligarquia colombiana e resistir à intervenção do imperialismo americano. É o caso exemplar P. cubano, que estando há 40 décadas ao lado do monstro ianque consegue resistir-lhe. Há, como se vê, exemplos pela positiva e pela negativa.

Numa óptica quantitativista, um organismo quando perde substância enfraquece-se. É a visão clássica do “quanto mais melhor”. É também a óptica eleitoreira, daqueles que vêm a política apenas como um jogo que se faz de quatro em quatro anos. Trata-se, contudo, de uma visão extremamente limitada. Os médicos sabem que quando um organismo está parasitado é preciso aplicar-lhe um vermífugo a fim de provocar a eliminação dos parasitas. Verifica-se então que, ao perder tal substância, o dito organismo ao invés de enfraquecer-se sai reforçado. Esta é a óptica qualitativa, superior à quantitativa. A troca de quantidade por qualidade faz parte da vida e da política real.

Brecht apontou “As cinco dificuldades para escrever a verdade”. Pode-se encontrar esse texto em português, numa bela tradução de Ernesto Sampaio, em http://resistir.info . Vale a pena le-lo. A primeira das dificuldades listadas por Brecht é a coragem. Penso que hoje ela é mais necessária do que nunca, em particular ao CC. Tibiezas, vacilações, hesitações, contemporizações não levam a nada de positivo. É preciso que haja a coragem necessária para tomar a medida que se impõe: eliminar do P. os eurocomunistas serôdios que se apresentam com as falsas roupagens de renovadores. Eles não se importarão com isso pois já perderam há muito aquilo que é instintivo em todo comunista: perguntar-se, quando elogiado e acarinhado pela reacção, qual foi a asneirada cometida.
Jorge Figueiredo

10:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home