terça-feira, abril 4

Futuro do SNS


Os hospitais públicos são unidades historicamente “recentes”, os centros de saúde um tipico produto da revolução e a sua distribuição geográfica, com cobertura de todos os concelhos e distritos, uma evolução notável.
A democratização do país trouxe a democratização da Educação e da Saúde como subprodutos e com assegurada gratuitidade. Assim, somos menos analfabetos e temos mais saúde do que tinhamos. Morremos menos de doenças de sub-mundo e mais doenças dos ricos. E mais tarde.
A evolução da esperança de vida, dos indices de mortaliodade infantil e materna, entre outros, são um case study mundial e um resultado de que nos devíamos orgulhar mais.
Não há outro serviço público que se confronte tão positivamente com modelos de outros países do que a Saúde. E, mesmo em relação ao sector privado, poucos modelos de sucesso se comparam à notoriedade internacional do nosso SNS.
Claro que, como santos da casa não fazem milagres e os jornalistas quase não usam o sistema público mas muito negativamente o comentam, a Saúde é percepcionada pela negativa das expectativas e da satisfação dos utentes.
carlos arroz, JN n.º 725, 31.03.06
CA defende que o futuro do SNS passa por ganhos de eficiência.
O que restará desta notável conquista de Abril quando CC terminar a sua passagem pelo Ministério da Saúde ?

1 Comments:

Blogger helena said...

Liquidar a nossa jóia da coroa.
Nós somos excelentes protagonistas destas tragédias.

10:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home