domingo, abril 2

Reforma da Saúde

A reforma da Saúde avança. Os protestos, críticas e reacções dos mais diversos sectores da nossa sociedade intensificam-se. Como é natural.
Segundo uns, CC está a desvirtuar o carácter social da Saúde impondo medidas que visam, essencialmente, a redução da despesa. Por outro lado, apesar de "amarrado" ao elevado défice público, as medidas de CC não serão as mais adequadas para garantir o funcionamento futuro do sistema, nem para corrigir os problemas instalados no sector.
Também António Arnault acusa o ministro da Saúde de se ter tornado num "ateu" do SNS.

Para além do conhecido problema de estilo, corrigidos alguns excessos como o ataque obsessivo à ANF, apesar dos riscos que corremos em relação à manutenção do SNS, consideramos que a actuação de CC tem vindo sempre a melhorar. Agradou-nos particularmente a recente intervenção do ministro da saúde no seminário "Novos desafios do sector farmacêutico" (link), sinal de que também nesta díficil área as coisas estão em vias de melhorar. Temos especial esperança na reforma da rede de cuidados de saúde que está a ser levada a cabo.
Em relação a esta matéria chamo a atenção dos leitores da SaudeSA para o excepcional trabalho do semmisericórdia sobre os "Cuidados de Proximidade e Urgências" que a seguir vou postar.
Como será possível que este AH não faça parte do staff restrito de CC ? Prova clara de que os recursos do MS continuam a ser muito mal geridos.

3 Comments:

Blogger tonitosa said...

Numa altura em que se discute o futuro dos AH's como funcionários de carreira tem melhorado a apreciação feita aqui no Saude SA a Correia de Campos.
As moscas caçam-se com mel...diz o ditado.
Devem criticar-se o que é julgamos errado; deve aplaudir-se o que julgamos correcto.
Mas na verdade é ainda cedo para se poderem avaliar os efeitos das medidas do Governo na área da Saúde.
E mais difícil se torna essa avaliação quando ainda não se conhecem os "resultados" do SNS, hospitais incluídos (custos e produção).

1:37 da manhã  
Blogger xavier said...

Caro tonitosa
Esta não merecia resposta mas atendendo a que se trata do tonitosa...
Vamos continuar a dizer bem da política de CC sempre que, no nosso entender, tal se justificar.
Quanto às insinuações torpes que o tonitosa faz sobre o momento da carreira dos AH, apenas lhe direi que o senhor às vezes não sabe do que fala. E sendo assim terá perdido uma oportunidade de ficar calado.

9:42 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Caro Xavier,
Como sabe tenho por si grande apreço.
E percebo que possa achar desagradável o meu comentário. O mesmo, fique bem claro, tem muito menos a ver consigo do que com outros (alguns pelos vistos com paradeiro desconhecido?!...)
Mas permita-me que repita: o tom geral da críticas a CC desapareceu com a nomeação de vários AH's para os EPE's, e fica-se com a sensação de que tal aconteceu "só por isso".
É uma verdade. Basta rever a evolução dos comentários aqui no Saude SA. E o que eu penso, e disse, é que "AINDA É CEDO PARA SE PODEREM AVALIAR OS EFEITOS DAS MEDIDAS DO GOVERNO NA ÁREA DA SAÚDE". Para o bem e para o mal. Aceito que alguns o façam, mas do meu ponto de vista sem bases de sustentação.
Diz que faço "insinuações torpes" sobre o momento da carreira dos AH's. Não faço insinuações, digo o que penso e como sabe, não mudei de ideias. Respeito e compreendo a Vossa luta (dos AH's) mas discordo de um certo fundamentalismo, mas também percebo que presunção e água benta...cada um toma a que quer.
Tenho o maior espeito por todos e elevado apreço pelo nível profissional de alguns.
Quanto a não saber do que falo (às vezes) mais não me resta do que reconhecer a minha ignorância. Afinal não sou AH e por isso tenho muitas lacunas. Prometo continuar a aprender com os que sabem mais que eu, Xavier incluído, e que estejam disponíveis para partilhar "conhecimento".
Se fui incorrecto para consigo, as minhas desculpas.
Um abraço.

4:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home