sábado, abril 1

Rebéu béu, pardais ao ninho





Vi há pouco o MD na Sic Notícias a comentar o abotoanço dos gestores SA de 1,2 milhões de euros em vencimentos, abonos, subsídios, ajudas de custo e outros extras.
A maior parte do bolo já foi recuperado às boas, há, no entanto, casos em que só com o recurso aos tribunais será possível recuperar o guito. Que tanta falta lhes faz!
A culpa é do LFP que prometeu mundos e fundos para assegurar o concurso destes verdadeiros craques da gestão SA, oriundos de empresas da 1.ª liga como a PT, EDP, CTT, Portucel. Quem era capaz de adivinhar, na altura, que o fujão Barroso se escaparia para a Europa!
Mas esta história dos SA já não foi notícia há uns meses atrás?
Não será que o Governo está a atafulhar os canais de comunicação com notícias requentadas, mas do agrado da malta, na tentativa de desviar as atenções dos maus resultados obtidos na execução do OE de 2005 ?

3 Comments:

Blogger tonitosa said...

Volando à vaca fria!...
Não sei o que disse MD.
Sei que hoje, nos EPE's a situação do uso de automóveis é bem mais correcta (?):
1. Continuam a ser viaturas de uso pessoal os automóveis comprados para os hospitais. Agora, mais geralmente conduzidos por "Chauffeures" (aliás motoristas) que permanecem todo o dia às ordens dos seus "chefes" indo aqui ou ali tratar de assuntos pessoais dos mesmos ou levar "o menino ao colégio";
2.Os directores clínicos e os enfermeiros directores passaram a dispor de viatura de uso pessoal (diga-se que até será justo mas não era assim, em geral, antes) sem que tal esteja "legalmente" autorizado;
3. Conduzidos pelos "chauffeures" os carros de uso pessoal servem também para o próprio condutor ir e vir para casa.

Não será este um sistema bem mais dispendioso?
E no HPV as coisas são diferentes?

Ainda a propósito:
O Xico do Canto postou há dias num comentário o seguinte parágrafo, que esperando não abusar dos direitos de autor, a seguir reproduzo, lembrando críticas de outros tempos a outros protagonistas:

"Àh!, entretanto já se assistiu à primeira contratação duma jovem técnica superior, com elevado QI, e com elevado vencimento, mas sem experiência – Dir. Serv. – pela TS que, ao que consta, se prepara para sanear alguns colegas abrindo, deste modo, espaço para mais algumas sugestões de elevado QI. Favores com favores se pagam.!

Xico do Canto fala do CHL-ZC.

Um abraço ao Xico do Canto

11:22 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Coloco a pergunta: como se deslocam actualmente os gestores dos EPE's e dos SPA's.
Não utilizam viaturas com custos pagos pelos Hospitais?
Só não vê quem não quer.
Olhamos e vemos os mesmos carros a transportar os gestores agora mais frequantemente conduzidos por motoristas. O chefe viaja, quase sempre, atrás qual figura importante da República! E como é de bom tom, aproveita para se manter informado: vai lendo o jornal.
Quanto ao passado, ainda antes dos SA's, no meu hospital (SPA) eram pagos centenas de quilómetros por mês por utilização de viatura própria com base em "boletins itinerário dos quais não constava sequer o local de partida e de destino nas deslocações".
Os documentos existem nos arquivos e a IGS só não viu, nem vê, porque não quer. E não passou assim tanto tempo (2001/2002). E o Administrador Delegado deslocava-se em viatura do hospital com motorista "para todo o lado".

1:58 da manhã  
Blogger tonitosa said...

O comentário do Raven é apenas um gota de água neste mar de "calúnias", algumas verdades e outras tantas inverdades.
Curiosamente em 2002, por exemplo, penso que o actual Presidente do TC, então Ministro das Finanças, por Despacho publicado no DR, definia que as despesas de represntação eram paga 14 vezes por ano.
E a Comissão de Fixação Remunerações nomeada para os vários SA's (Despacho conjunto do MF e MS de meados de 2003) deveria ter presente aquele despacho do MF de 2002. Como diz o Raven, a Comissão de Vencimentos tardou em pronunciar-se e só mais de um ano depois foram conhecidas as "remunerações principais e acessórias" dos gestores dos SA's.
Mas, vejamos: alguém de boa-fé admite que mais de 30 gestores na generaliadde dos HH (SA's e EPE's) fôssem "ladrões" (e ingénuos!) apoderando-se de verbas que (de boa-fé) não entendessem serem-lhes devidas?!
E vale a pena reler o(s) Expresso(s) (algures de meados de 2003, que me recorde) par se perceber a origem da intervenção da IGS, não esquecendo que foi esse mesmo jornal (não sei se o mesmo jornalista) quem pela primeira vez publicou, como grande "mordomia" a atribuição de viatiuras aos Gestores dos HH SA's.

Mas só mais uma pergunta: lembramo-nos todos, certamente, da compra de um carro pelo novo CA do Hospital de Aveiro que "tanta tinta fez correr aqui no saude SA. Que se passou a seguir? Alguém sabe se a IGS averiguou o caso? Se o Senhor MF tomou alguma decisão relativamente ao mesmo?
Não sei se há bruxas! Pero que...las hay, hay!

5:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home