terça-feira, maio 9

Debate da Sic



Acabo de assistir na sic notícias ao debate sobre o encerramento das maternidades. Preponderante, o Dr. Albino Aroso a brilhar a grande altura.
Uma vez mais, fiquei com a ideia de que, nesta matéria, CC tem a razão do seu lado. A concentração das maternidades de forma a que reunam todos os requisitos técnicos essenciais é uma medida acertada. A contestação que temos assistido nesta última semana tem sido orquestrada por autarcas e deputados da oposição.
Ontem (08.05.06) CC , emitiu um despacho fundamentador da resolução de não suspender o acto de concentração dos partos realizados na maternidade de Barcelos no Hospital de São Marcos
link
CC pareceu calmo e preparado para enfrentar a tormenta. É muito difícil governar um país, culturalmente atrasado, com um poder local liderado por caciques apostados em imitar as diabruras do Alberto João.

3 Comments:

Blogger ricardo said...

Os 14 médicos pediatras e obstetras do Hospital de Barcelos anunciaram hoje que vão processar judicialmente o ministro da Saúde, António Correia de Campos, por se sentirem "agredidos e ofendidos profissional e moralmente" com as suas declarações.

O que eles se sentem agredidos é no bolso e no incómodo de terem de ir exercer a sua profissão para outro lugar.

12:32 da manhã  
Blogger Xico do Canto said...

Para este peditório já não me apetece dar mais.

Vale a pena visitar o blog - http://www.quartarepublica.blogspot.com/ - e apreciar as sempre lindas pinturas de Picasso e Almada Negreiros, MATERNIDADES e, sobre o assunto, apreciar o texto, e respectivos comentários, Um País tão pequeno... postado na Terça-feira, Maio 09, 2006

8:36 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Pois é, a principal causa são as restricções financeiras, por muito que nos queiram fazer acreditar nas afirmações em contrário do Governo.
As razões técnicas parecem ser o modo hábil que o Governo/CC encontrou (confirmando sua arte de comunicar)para convencer os Portugueses de que "é a melhoria da qualidade" que está em causa.
Na verdade, se não há condições de segurança para as mães e recém-nascidos, devia ser dito, como outro colega já escreveu, onde e quando ocorreram as vítimas da falta de qualidade.
Dizem que os ataques desferidos contra esta medida são motivados em razões políticas! Pois são. Tudo é "Política" nas decisões dos Governos. E tudo é "Política" nas críticas das oposições.

Mas...reparemos neste requinte:

Hoje o Primeiro Ministro veio afinal dizer-nos que o protocolo celebrado com os "espanhóis" visa permitir a igualdade de acesso à clínica de Badajoz, dado que até aqui só as mães ricas ali podiam ter os seus filhos!

Lindo! Não acham?
São coisas como esta que cada vez mais nos levam a "desconfiar" da sinceridade de CC em relação ao encerramento de maternidades.

Mas afinal há mais: o encerramento do bloco de partos de Lamego é mesmo uma questão financeira. O Governo, tal como a Câmara, podia recorrer à contratação de mais médicos e assim o problema ficava resolvido.
Sinceramente não acreditamos que esta solução seja "solução" se o problema for mesmo de falta de médicos.
Mas o Senhor Ministro teve que se render à evidência!

9:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home