quarta-feira, maio 31

Oito Boticas a 2 Km de distância

Ainda não recuperei do abalo causado pela, para mim inesperada, liberalização da propriedade de Farmácia. Extingue-se assim uma das últimas profissões liberais e abre-se caminho ao poder único do capital.
Talvez seja uma visão romântica, provinciana, bacoca se quiserem, mas o entendimento do exercício da profissão farmacêutica passava pela independência, pela autonomia, pela supremacia do serviço à comunidade relativamente ao dever de obter lucros.

E esta afronta de Sócrates e Correia de Campos - é assim que a considero, lá no meu irracional - tolda a esperança de uma actividade mais competitiva, mais dinâmica, mais virada para um futuro inevitável - publicidade, merchandising, nichos de mercado, marketing, negócios, negócios, etc, etc.

Em 1987 estive na génese da APJF, com o Prof.º Mário Frota, quando na altura subiu ao parlamento uma proposta de liberalização da propriedade "patrocinada" pelo sindicato dos Ajudantes-Técnicos de Farmácia. Nós, jovens estudantes, tomamos posição e de alguma forma julgo que contribuimos para a sua não aprovação. Nunca ocupei cargos de Direcção nesta Associação e cedo abandonei o projecto, mas vivi o envolvimento da estudantada num movimento de recusa de uma causa que para nós era ponto de honra. Hoje, não tive conhecimento de nenhuma diligência, nenhuma declaração, nenhum protesto organizado da parte dos mais novos.

Também gosto de ganhar dinheiro, também gosto de comprar, de vender, de fazer negócios, mas outros valores são também importantes para a realização profissional de um homem. Quantas vezes, aqui no Saúde SA, tive a impressão de ser um privilegiado, pela liberdade e independência dos meus "bitaites", quando comparado com alguns AH, aparentemente temerosos de uma força superior. Talvez tenha, agora, que começar a medir as palavras e as suas consequências. Ou talvez não, talvez não me adapte mais a ter um patrão. Talvez o meu destino seja mesmo o de ser um Boticário de Província, com 8 Boticas a 2 km de distância de 8 "civilizações".
Mário de Sá Peliteiro

1 Comments:

Blogger Peliteiro said...

Esqueci-me dizer que a 2Km do fim do mundo e apenas daqui a 2 anos, tempo mínimo previsto para a implementação das medidas (se correr bem).
Grande farsa.

1:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home