sábado, agosto 19

Dinheiro há ...

como é hábito, o povo paga.

Não há é capacidade dos governantes e seus representantes, assessores, grupos de trabalho, comissões e muito menos SE, para tornar sustentável o “nosso” SNS.
Sempre houve dificuldades, eventualmente, os problemas foram crescendo. O nosso Ministro da Saúde, está no Ministério desde 1979, tem participação activa desde longa data e não está ilibado da forma doente como o SNS se encontra! Actualmente apregoa demagogicamente medidas de racionalização que não têm a aplicação que quer fazer crer.

É imprescindível a gestão partilhada dos Conselhos de Administração com quem pratica a actividade assistencial. Esta partilha está adulterada quando se criam pretensos CRI(s), que também ao jeito de feitores, dos que gostam de quintas ou ilhas, tanto faz, os directores são nomeados sem o conhecimento dos Directores de Serviço que falaciosamente pretendem dirigir e a quem não é reconhecida capacidade de direcção pelos seus pares. Assim, que contratualização esperam planear e ver cumprida? Estes Conselhos de Administração saberão o que é a contratualização?
Já agora, sem criatividade mas com imaginação, o que impede CC de comparar os resultados entre hospitais do SNS, sejam quais forem os métodos ou indicadores utilizados, com ou sem criatividade, com ou sem imaginação, com conceitos ou critérios ou vice versa, qualquer coisa idêntica, quiçá semelhante ao Tableau de Board. Escolha, mas publique-os!

Senhor Ministro, um conselho: Não se desgaste mais! Com os colaboradores que tem, pode ser a pessoa mais preparada e ter todo o dinheiro do PIB. Não adianta! O SNS definhará na mesma.
Não exija mais dinheiro ao povo, exija-lhe competência.
alerta

1 Comments:

Blogger ricardo said...

Este despacho de CC sobre as despesas supérfluas dos Conselhos de Administração dos hospitais do SNS poderá ser oportuno.

O que não se compreende é para que servem as Cartas de Missão.

Ou dar-se-à o caso que alguns dos nomeados está a fazer vista grossa do que lá se escreveu, no caso da compra dos carros de luxo e doutras matérias.

9:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home