quinta-feira, setembro 28

Grassa a Confusão

A execução orçamental de Julho mostra que a despesa dos Hospitais com medicamentos está a subir 8%, contrariando os dados que apontavam para um valor de 3,6%. O ministro diz-se "preocupado".link
DE 28 setembro 06
Afinal a taxa de crescimento é de 3,6% ou 8% ?
Toda esta embrulhada por não haver Informação hospitalar fiável. O ministro, secretários de estado, assessores, directores, técnicos… andam todos às apalpadelas.

Quanto aos MNSRM há também confusão.

Os preços subiram: Relatório OPSS e DECO; os preços desceram: Infarmed, Infarmed e Infarmed... A monitorização do Infarmed é mensal. Doze vezes por ano. Doze vezes vão dizer que desceram. Lá para meados do próximo ano os MNSRM são de borla.
Drfeelgood, HospitalEPE

5 Comments:

Blogger ricardo said...

Esquecemo-nos sempre de referir como é que CC veio encontrar o MS em termos de Sistemas de Informação.

Uma desgraça!

Muito está a ser feito mas os resultados são ainda escassos.

A taxa de crescimento da despesa hospitalar com medicamentos andará abaixo dos 4%.

O trabalho de monitorização recentemente efectuado não engana.

10:59 da manhã  
Blogger coscuvilheiro said...

Vamos ver que dados CC vai apresentar na próxima discussão do OE/2007.

Nesta altura quem não queria ser assessor de CC era eu.Devem andar numa roda viva a recolher dados junto dos hospitais para conferirem os dados da intranet.

Eu acho que o problema é da Intranet.

E é com base nesta intranet coxa que CC quer criar o próximo Ranking dos Hospitais.

LFP, VOLTA !
Vais ser canonisado.

2:34 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Caro drfeelgood,
O tonitosa não quer ter razão. Nem às vezes nem nunca. Sou um observador atento. Não espero por um lugar ao sol e por isso sou livre de dizer o que penso.
Infelizmente o tempo (muitas vezes) tem vindo a dar-me razão.

12:58 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Ricardo,
Será bom lembrar que CC já foi Ministro da Saúde em governos anteriores.
O que veio encontrar, certamente algo melhor do que aquilo que deixou no Governo Guterres, não deixa de ter a sua comparticipação, para melhor ou para pior.
Mas a verdade é que algo que havia de bom não foi aproveitado e em matéria de SI, na saúde, acho que hoje estamos efectivamente pior.
E sabe porquê? Porque, como já escrevi neste nosso espaço, criticar é fácil...o difícil é fazer. E CC muito criticou os que vieram depois dele, mesmo os que foram Ministros em governos PS, como MA e MBR.

1:07 da manhã  
Blogger xavier said...

Numa nota enviada ao Diário Económico, o gabinete do ministro explica que “as conclusões de uma recente monitorização dos consumos hospitalares de medicamentos em hospitais do SNS e os dados apresentados pelo IGIF sobre a situação económico-financeira consolidada a Julho de 2006 nos hospitais EPE e nos hospitais SPA ocorrem a registos diferentes e não são contraditórios”. Isto porque, continua, “os dados do IGIF sobre a situação financeira para os Hospitais SPA apresentam a variação das despesas processadas, isto é, aquisições (e não consumos), entre Janeiro e Julho de 2006, comparado com o período homólogo”. Conclusão: “são, pois, registos diferentes: por um lado, recolha pelo IGIF de dados de rotina; por outro, tratamento de dados sujeitos a critérios específicos com o objectivo de prosseguir níveis de avaliação mais finos”.

8:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home