segunda-feira, outubro 30

Taxas de Utilização


A medida até poderá aliviar as despesas hospitalares, mas implica assumir que o utente está a co-financiar directamente o sistema. Aliás, a aplicação da taxa poderá vedar-lhe o acesso à terapêutica, pondo em causa o princípio da equidade, o que é inconstitucional.
Não é através do doente que se corrigem abusos ou erros de gestão. O certo é que, se for para a frente, terá que se assumir politicamente que o que está a ser discutido é o sistema de financiamento da saúde.
Manuel Delgado, presidente da APAH

3 Comments:

Blogger saudepe said...

Aqui está!
Quando seria mais honesto tentar a alteração constitucional de forma a poder alterar o modelo de financiamento do SNS, CC vai tentar fazer passar esta medida como de taxas moderadoras se tratassem.

12:16 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Tiro, finalmente, o meu chapéu ao Manuel Delgado.
Mas, na verdade algo está a mudar?! CC já admite a inconstitucionalidade das taxas de punição. No PS há quem vá murmurando contra as medidas de CC!
JS tem estado resguardado!
Gostaríamos no entanto de, como disse a Helena (creio que foi esta colega de blog) de ver totalmente clara a posiução de MD sobre esta matéria.
Será que, como modo de financiamento da saúde, a cobrança de taxas é aceitável, na opinião de MD? Será que o princípio da equidade não deve prevalecer?!

1:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Ver para crer" sim, mas cuidado que se pode dizer também:"Olha para o que eu digo e não olhes para o que faço"
Embora MD critique a "utilização do doente para corrigir abusos e erros de gestão" diga-se claramente que o que se deve fazer é alterar o actual sistema de financiamento do SNS,como se alterado o sistema de financiamento se eliminassem, por arrastamento, os mesmos abusos e erros de gestão.

10:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home