segunda-feira, dezembro 25

Política de CC 2006

Primeiro Balanço - pontos chave:

a)-Ter conseguido (em 2005) a concordância do ministro das finanças relativamente ao ajustamento do orçamento de 2006 de molde a dispensar o orçamento rectificativo, caso conseguisse conter as despesas da saúde.

O cumprimento do orçamento da Saúde de 2006, é a grande vitória de CC deste ano.

b)- O lançamento da discussão do Modelo de Financiamento da Saúde, foi outra jogada de mestre do ministro da saúde, seguida de vários episódios (nomeação de uma comissão, publicação de dados provisórios, sessão pública de discussão do financiamento da Saúde) e que teve consequências já neste ano com a inscrição das taxas de punição no OE/2007 (fim à vista do modelo de financiamento tendencialmente gratuito).
c) - A dita racionalização da oferta de cuidados com a programação de encerramentos (maternidades, SAP, Urgências), centralizações Hospitalares e reestruturação dos cuidados primários (criação de USF).
Grandes dificuldades em relação ao encerramento de maternidades e SAP (acções pouco preparadas). Aparentemente maiores cuidados em relação ao plano de encerramento das urgências hospitalares (execução em 2007).
d)- Arranque de grandes empreendimentos por parte de empresas privadas numa demonstração de que o mercado está confiante na política do senhor ministro da saúde.

e)- Descomparticipação de medicamentos. Centralização da avaliação dos novos medicamentos hospitalares. Venda de MNSRM fora das farmácias (com os preços destes medicamentos sempre a subir (Deco e OPSS), com o infarmed e o MS a defenderem o contrário).

f) - Continuição da "guerra" ANF/CC, luta corpo a corpo, com golpes e contra golpes, a parecer mais, como aqui já foi dito, um combate de luta livre combinado.
saudepe

2 Comments:

Blogger tambemquero said...

É mais ou menos isto: Taxar, cortar, descomparticipar e encerrar.

11:38 da tarde  
Blogger saudepe said...

Para mim a fórmula que melhor expressa a política de CC, é a seguinte: Taxar, cortar, encerrar, entregar, capitular, privatizar.

1:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home