sábado, março 3

Diálogo das Urgências

Hospital do Fundão


1. - O programa de reclassificação das urgências prevê o encerramento de 15 SU: H. Peso da Régua; H. Macedo Cavaleiros; H. V. do Conde; H. S. José de Fafe; H. Conde São Bento, Santo Tirso; H. São João da Madeira; H. N. Senhora da Ajuda, Espinho; H. Visconde Salreu, Estarreja; H. Arcebispo João Crisóstomo, Cantanhede; H. dr. Francisco Zagalo, Ovar; H. José Luciano Castro, Anadia; H. São Pedro Gançalves Telmo, Peniche; H. do Fundão; H. Curry Cabral; H. do Montijo.

2.- Relativamente ao programa de negociação com as autarquias em curso, foram assinados os seguintes protocolos:
- Câmara Municipal de Vila do Conde e a Administração Regional de Saúde do Norte
link ; - Câmara Municipal de Cantanhede e a Administração Regional de Saúde do Centro - link ; - Câmara Municipal de Espinho e a Administração Regional de Saúde do Centro link ; - Câmara Municipal de Fafe e a Administração Regional de Saúde do Norte - link ; - Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e a Administração Regional de Saúde do Norte - link ; - Câmara Municipal de Montijo e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo - link ; - Câmara Municipal de Santo Tirso e a Administração Regional de Saúde do Norte - link .

3.- Há condições para assinatura de protocolos, a curto prazo, com as Câmaras de Chaves, Fundão (Manuel Frexes), Peniche (António José Correia) e Anadia (Litério Augusto Marques).

4.- O diálogo parece difícil com o presidente da Câmara de S. João da Madeira, Castro Almeida, que não está disposto «a permitir que a sua população passe a ter de esperar mais de 3,30 horas para ser atendida na urgência para onde foi referenciada pelos peritos, Santa Maria da Feira, quando hoje é atendida em 35 minutos ao pé da porta. »
Por sua vez, o autarca de Estarreja, Valente de Matos, acusa o relatório da comissão de peritos de estar errado por não ver que, para lá do risco industrial da zona, há o risco rodoviário e a distância até Aveiro.
O presidente da Câmara de Ovar, Manuel Oliveira, defende que o actual SAP/SU do hospital de Ovar reúne todos os requisitos de instalações e equipamentos e é dotado de médicos com formação em suporte avançado de vida habilitados para responder a situações de emergência.
Finalmente, quanto ao H. Curry Cabral, face ao silêncio de Carmona Rodrigues, depois de Canas Mendes na TVI (para quem, o encerramento da urgência do HCC não passa de uma ideia) link, foi a vez de Patinha Antão, no DE, link sair em defesa da manutenção da urgência deste hospital:
«Termino, perguntando ao ministro se ele quer mesmo decretar o encerramento do SMUC do Hospital Curry Cabral? É que essa não será uma morte política, será mesmo uma morte real, por dentro, nas fibras e no ânimo das equipas médicas e técnicas. Em nome de quê, tal cirurgia de amputação num grande Hospital que salva mais vidas do que está preparado para o fazer, por altruísmo e amor à camisola .»

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger saudepe said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:27 da tarde  
Blogger saudepe said...

Gabo a pachorra do ministro da Saúde.

Depois de ter preparado uma boa medida, destinada a por alguma ordem no desgoverno da rede de urgências, ter sido mal tratado pelo primeiro ministro, ainda tem que pedir licença aos senhores autarcas.

Por isso é que este país é ingovernável.
Isto não é uma democracia mas sim um país de senhores feudais.

1:30 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Subscrevo-o saudepe.

Mas permita-me: Não é só pachorra. è também muita dedicação à causa, é o acreditar que este país ainda pode ter um rumo. è desgastar-se perante a opinião pública em nome de um bem pra um país que o não merece.

Como ele há outros, poucos, resistentes, que dão o litro, sozinhos em nome de um dever que ninguém reconhece.
É muito mais fácil dar razão a um povo que não sabe o que quer, a lobbies que sabem o que querem, ou a interesses puramente egoísticos.

5:10 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

Esta conversa do "alerta" é deveras interessante.
Não se iludam, blá, blá, blá... o povo sabe o que quer, blá, blá, blá.

ò "alerta" não se iluda você nem queira iludir os outros, nem chame nomes a quem reconhece a profundidade do problema e que consiste exactamente em o povo n~´ao saber o que quer e muito menos porque quer ou não quer!

8:44 da tarde  
Blogger O cavalinho da chuva said...

Eu só acredito no povo.

Mas gostava de ser iluminado, ser governado por elites (tipo CC e C.ª) e não ter que me dar ao trabalho, nem de pensar pela minha cabeça.

Mas felizmente há luar.

E felizmente agora também há quem tome conta do CC. Dos acólitos, que me perdoem mas é fácil.

10:36 da tarde  
Blogger eclipse said...

Dou razão ao alerta. O saudepe parece estar cego por razões emocioniais ou interesse pessoal em defender o actual ministro.

Ao fim de dois anos é bom mudar de ministro da saúde. Seria bom para a saúde mental do actual ministro e para o país. A manipulação do 'prós&contras' da RTP da semana passada deu um balãzinho de oxigénio mas está outra vez a acabar. Hoje, a primeira página do 'Público' naõ deixa margem para dúvidas. A principal prioridade da política de CC foi um fracasso: nem 50 USF conseguiu (das 100 prometidas). Convenhamos que em dois anos teve tempo para fazer melhor. Ainda para mais com condições que nenhum outro ministro teve nos últimos dez anos: um governo de maioria e todo o seu prestigio pessoal no sector. Tudo foi muito lento. Os erros do costume. Ficou meses demais à espera das novas leis e foi deixando andar as coisas entregues aos artistas do costume... Dr. Pisco nos CSP, Dr. Branco na ARSLVT, etc... 24 meses depois: os objectivos não foram alcançados nos CSP e a ARSLVT, que rprepresenta quase metade do orçamento do SNS, está em implosão ao nível dos responsáveis de topo. O que aconteceu na ARSLVT foi típico da cultura do PS na saúde: "a 'malta' voltou ao poder e, claro, a malta não ia pôr em causa os interesse do resto da malta". CC pensava que estava a ser estratega a controlar a malta, dando 'tachos' à malta, mantendo a malta contente... mas saiu-lhe furado. Agora há uma renovação do staff na ARSLVT mas, para surpresa de muitos, Dr. Branco continua à frente da ARSLVT. É muito estanho. É como se agora Sócrates fizesse uma remoldelação no MS mas só mudasse os secretários de Estado e os assesores de CC.
O Povo está mesmo a falar. 6ª Feira estiveram mais de 110 mil cidadãos a demonstrar o seu descontentamento com as políticas deste governo. Já é o 2º aviso. A popularidade de Sócrates é apenas mediática e manipulada. Os meninos dos corredores do poder lisboeta estão enganados e distraidos. O Portugal profundo está muito zangado e à espera de qualquer pequena justificação para o demonstrar. Cortar estradas é só o inicio. Dias muito negros avizinham-se, camaradas.

1:00 da tarde  
Blogger Folclore said...

Chamo aqui à demanda o Doutor Martin Martins. Talvez possa aferir melhor da personalidade de Canas Mendes.

6:57 da tarde  
Blogger Folclore said...

E claro, viva Camarada Eclipse! Viva! O povo é quem mais ordena! 25 de Abril sempre!

;)

6:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home