sexta-feira, junho 1

ACS


Tenho muita consideração e respeito pela Prof.ª Maria do Céu Machado.
Acho que tem qualidades mais do que suficintes para o exercício de ACS.
Todavia, penso que estará metida numa "camisa de 7 varas", principalmente, com o PNS.
Quer a existência de 40 Programas Nacionais (embora muitos estejam dependentes da DGS), quer ainda uma "multidão" de orientações estratétigas, são tarefas ciclópicas. Orientar as políticas públicas de preparação e execução do Plano Nacional de Saúde 2004-2010, desenvolver programas específicos de âmbito nacional, nas áreas consideradas prioritárias e ainda tratar das questões e ralações internacionais, é obra!

Salvo melhor opinião, esta tremenda dispersão poderá tornar-se funcionalmente "paralisante". Poderá, ainda, levar a tentação de embrenhar-se, simultaneamente, nas questões primárias misturando-as com outras secundárias.
Fazemos pouco, mas quando decidimos arrancar, queremos fazer tudo ao mesmo tempo.
Julgo, que a Prof. Mª. do Céu Machado, terá elaborado um agenda de prioridades, facto que transparece na entrevista, nomeadamente a sua posição em relação à reestruturação dos CPS, e está patente na sua "profissão de fé" nas USF's.link

Só que o alto cargo que ocupa não se compadece com a fé.
Aliás como diz André Maurois: "A razão de ser de qualquer fé é trazer-nos uma certeza".

Para já, a certeza de que a ACS está bem entregue!
É-Pá

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Joaopedro said...

O que se viu até agora foi um inquérito trapalhão sobre os sistemas de informação da saúde. Muita pompa e circunstância.
Quanto a fé é fraca, a esperança é a última a morrer.

9:22 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Sempre me pareceu que a nomeação de AC's é sobretudo uma forma de os Governos distinguirem algumas pessoas por relevantes serviços prestados à Nação.
Da sua acção pouco ou nada se conhece, pouco ou nada resulta. Eles surgem perante a Comunicação Social quando alguma bandeira é agitada ou quando convém aos governos, tentando convencer os cidadãos de que, apesar disto ou daquilo de menos bom, existe um preocupação séria em resolver os problemas (da saúde, das minorias étnicas, etc).
Os governantes, de resto, não têm grandes expectativas quanto ao trabalho a desenvolver. Digamos que a fasquia é colocada baixa.
Esta apreciação não significa qualquer menor apreço pela Prof. Maria do Céu Machado, titular de um invejável currículo. E cujas competências poderiam ser "aproveitadas" em funções mais interventivas do que as de ACS.

11:10 da manhã  
Blogger e-pá! said...

Tonitosa:

Um desses possíveis "aproveitamentos" seria, incontestavelmente, candidatar-se à OM.

A política está cheia de insondáveis "jogadas de antecipação"...

12:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home