quarta-feira, dezembro 19

OE, eleição órgãos sociais (2)


"(...) Entretanto, por cá, as circunstâncias instalaram, desde o Verão, grandes incertezas quanto ao futuro das lideranças das forças do SNS incluindo o destino do poder nas Ordens dos Médicos e dos ENFERMEIROS". PKM 13.12.07

Paulo Kuteev-Moreira termina assim a seu artigo de opinião no "Diário Económico", muito comentado relativamente à eminente saída de Correia de Campos.

Informalmente, vão sendo conhecidos os resultados das eleições para a Ordem dos Enfermeiros, após um amplo debate sobre o posicionamento dos enfermeiros no sistema, sendo "clara a tendência" para a reeleição da Enf.ª Maria Augusta de Sousa.

Entretanto, face à demora na publicação dos resultados, dois dos candidatos ameaçam impugnar as eleições link. Falta de sentido democrático? Interferência político-partidária, uma vez que um dos candidatos, enfermeiro José Azevedo, é militante do PSD? link link

Fontes próximas de um gabinete ministerial apontavam, hoje, para uma remodelação circunscrita, provavelmente com incidência no Ministério da Saúde e Ministério do Ambiente

Desvendadas que começam a ficar as lideranças do SNS, como se moverão os vários actores no futuro próximo? Quais as novas políticas? Continuidade ou ruptura?
Susana

3 Comments:

Blogger helena said...

Os Benenosos PKM e Marcelo Rebelo de Sousa conseguiram lançar a inquietação neste "santo Natal".

1:37 da manhã  
Blogger xavier said...

Resultados provisórios publcados
link

Votação para o bastonário OE

Lista D 6.945 votos, 50,45%
Lista C 3.745 votos 27,21 %
Lista E 768 votos 5,58%

Total votos 14.103 votos
Abstenção 73,85%;
Eleitores votantes 26,15%;
Votos nulos 338;
Votos brancos 2.307 (16,76%).

10:33 da manhã  
Blogger Bruno Maurício said...

Existe uma clara leitura destes resultados e da viva luta pelo poder na Ordem dos Enfermeiros. O novo modelo de desenvolvimento profissional, baseado na certificação de competências nos contextos da prática clínica, proposto pela lista liderada por Maria Augusta de Sousa está no cerne das movimentações e nervosismo de determinados actores.
As posições assumidas no âmbito da adequação do ensino de enfermagem a Bolonha, substituição de enfermeiros por auxiliares e a participação/condicionamento das políticas de Correia de Campos, embora pouco visíveis para o cidadão comum, mexeram e vão continuar a mexer com esta reeleição. Será que Paulo Kuteev-Moreira tem "bola de cristal"?

5:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home