Sugestão de Natal
«Colectâneas educativas para quem sofra de traumas de infância e frustrações do foro psicanalítico incluindo actos falhados e fobias de partidos maus e sociedades secretas que, em Portugal, não são mais que agências de empregos falhadas.»link
Quando o verniz é demasiado fino não há discussão de ideias que resista.
16 Comments:
o e-pá, e a helena, pelo menos, continuam a confundir posicionamento político com posiconamento partidário (encalham nessa tecla e não entendem a diferença entre "Policies-Politics"). Enquanto assim for, a discussão entre estes e as pessoas que só se preocupam com as "policies" não é possível.
Eu, woody allen, continuo essencialmente preocupado com Kierkegaard e Existencialismo. Os mais atentos reconhecem nos meus filmes a fusão idiosincrática de temas universais da Filosofia que, dizem os criticos, gera um interesse contínuo de descodificação que, animado pelo humor, desperta nos espectadores dos meus filmes um interesse pela descoberta da Verdade ainda que alguns indiviudos, mais pragmáticos, estejam convencidos que conseguem o seu número de telefone através do 118 da Portugal Telecom.
Nesta procura pragmática da Verdade desses individuos mais agressivos, têm surgido dificuldades. É que com a instalação do sistema automático de informações do serviço 118 da PT, após escolhermos a opção '1' e dizermos à máquina que queremos o número de telefone da Verdade aparece-nos o número de ... é melhor fazerem a experiência.
Não tenho nada contra a recomendação dos meus filmes como presente de Natal. Feliz Natal!
Com Policies ou Politics, meu caro professor, desculpe que lhe diga, o seu humor é péssimo.
Um bom Natal.
E repouse que, vê-se, está a precisar.
"Eu, woody allen, continuo essencialmente preocupado com Kierkegaard e Existencialismo"...
Equivocou-se.
Está entrosado no "Cassandra's Dream"...
É irresistivel o trocadilho de nestas trocas de comentários se estar a tratar de "policies of politics" e não de "politics of policies"!
Boas Festas a todos!
Fiz a experiência, em second life, nas páginas amarelas da PT e eis, pela ordem que aparecem em www.pai.pt, as pistas para as fontes da Verdade que descobri em Portugal:
1) "Livraria Verdade e Vida"
Actividade: Livrarias
Localidade: FÁTIMA (claro!)
2) "Igreja do Deus Vivo Coluna e Baluarte da Verdade a Luz do Mundo"
Localidade: ODIVELAS ( não passa lá nenhuma linha de muito alta tensão? tem USF?)
3) "Associação Sukyo Mahikari Luz da Verdade"
Actividade: Associações
Localidade: LISBOA (PERTO DO pODER POLÍTICO, portanto)
4) "Clínica Dentária S. Verdade
Actividade: Clínicas Dentárias"
Localidade: ANADIA (tem uma unidade de cuidados continuados?)
5) (Encontrei ainda a Dona Verdade)
"Maria R. F. G. Verdade"
Localidade: Pampilhosa
5.1) (e o Sr. Verdade )
António A P. Verdade
Localide: VAGOS
6) ...e uma série de outros agentes de promoçao da busca da Verdade nas suas mais complementares dimensões:
6.1)"Igreja Evangélica da Assembleia de Deus-Coluna e Firmeza da Verdade"
Actividade: Igrejas e Entidades Religiosas
Localidae: BARREIRO (em que estadio é que está o agrupamento hospitalar?)
6.2) "Verdade Crua-Comércio de Carnes, Lda"
Actividade: Talhos e Salsicharias
Localidade: MADALENA/Gaia (portanto, próxima do PSD)
6.3) "Momento da Verdade Lda"
Actividade: Restaurantes
Localidade: BARCELOS (um dos melhores hospitais do país)
6.4) "Verdade-Agência de Mediação de Seguros, Lda"
Actividade: Seguros - Agentes
Localidade: MIRA
6.5) "A Cápsula da Verdade-Sociedade de Construções Lda"
Actividade: Construção Civil - Empresas
Localidade: NESPEREIRA CNF
6.6) "Verdade & Tomás Lda"
Actividade: Pizarias
Localidade: AVELÃS DE CIMA
6.7) "A Verdade do Café-Comércio & Indústria Hotelaria Lda"
Actividade: Cafés
Localidade: PORTO
Ficamos portanto com a certeza de que temos uma série de fontes para encontrarmos a Verdade, em alternativa a este blogue e às revelações do e-pá e da helena: assim, na sequência do apetite por descobrirmos a Verdade, eventualmente despertado pelos meus filmes (woody allen em first life), é reconfortante saber que poderemos iniciar a seguir uma viagem pelo Portugal profundo. Algo, aliás, que os políticos mais avisados tendem a fazer de forma sistematizada em busca da Verdade.
Por mim, vou já telefonar à "verdade-crua" (presumo que um talho em Gaia) e pedir que me confirmem os prognósticos do Prof. Martelo.
Se aí não obtiver pistas concretas, vou então durante os próximos dias tentar outras das opções acima durante o período de férias (estou a descansar helena e esta contibuição escrita para este tema da busca da Verdade é terapêutica sim, e-pá).
Tentarei encontrar o resturante 'momentos da verdade' quando passar em Barcelos, e a 'verdade do café' quando passar no Porto e, na melhor oportunidade, encomendarei uma Pizza do "Verdade & Tomás" quando estiver hospedado perto de Avelãs de Cima.
Antes do fim do ano, vou pedir um orçamento de obras na cozinha à 'cápsula da Verdade' ou, em alternativa, visitar o seu showroom na Nespereira. Anotaerei tudo o que observar. Dará para um próximo filme meu (em first life).
Em Janeiro poderei ter mais algumas pistas sobre a Verdade que poderei partilhar com o e-pá e com a helena.
Abraço!
W.A.
O professor prefere o discurso cifrado. Sem piada.
Quanto a sentido de humor estamos também conversados.
"Policies-Politics" ou "policies of politics"?
Depois a culpa é da tecla avariada.
A verdade:
Muita embalagem. Pacote. Embrulhada. Muita parra e pouca uva. Rococós e baralhadas. Muito marketing.
Ou muito me engano ou dentro em breve teremos a confirmação. O professor como Dantas da Saúde anos 2000.
Bom Natal.
Pim.
Caríssimo Professor,
A sua capacidade de travestir-se com múltiplos "petit nom", deixa-me perplexo.
Assim como o místico significado dessa "second life".
Depois do desvario temático que nos presenteou com pretensões (não conseguidas) a dar um "ar" jocoso, espero que já tenha regressado ao remanso desta época natalíca.
Aproveito, então, esta quadra para o presentear com a "lembrança" de um episódio (blogosférico) relativamente recente (deste ano), que quiçá lhe passou despercebido (andaria ocupado com outros assuntos) e agora lhe causou tanto incómodo.
"Saudesa
Segunda-feira, Fevereiro 12 (2007)
Demissão de PKM
Mas a questão da semana, vai continuar a ser a demissão do professor Paulo Moreira da CSFSNS. Pode parecer uma excesso de solidariedade, mas a verdade é que a Comissão beneficiava, aos olhos de muita gente séria e isenta, com o prestigio e isenção do Paulo Moreira. O convite de CC a este pensador, ideologicamente próximo de um PSD com consciência social (mas pouco influente no partido), foi uma boa ideia de CC. Parece é que o Presidente da CSFSNS não soube gerir esse capital. A Conferência de Novembro, pasmou toda a gente com a presença, no painel, de uma adjunta de CC pondo em causa a imagem de isenção da suposta comissão independente que era, verdade seja dita, reforçada com o Paulo Moreira. Esse sim, foi o maior erro do Presidente da CSFSNS. As Jornadas Parlamentares do PS vão ser, necessariamente, marcadas por este tema da sustentabilidade do SNS. Temos que exigir a publicação imediata das propostas da CSF para as discutirmos.
Maria".
Segue-se uma longa e interessante troca de comentários...
A sua incoerente e desconexa panóplia citativa sobre a verdade fez-me lembrar um outro tipo de homem de arte que não o cinesta e realizador. Recordei-me de um grande pintor contemporâneo.
O PARADIGMA DA VERDADE
a este respeito, Picasso, terá dito que, se a verdade fosse única, nunca seria possível pintar 100 telas sobre o mesmo tema.
E, como sabe, é.
"Em Janeiro poderei ter mais algumas pistas sobre a Verdade que poderei partilhar com o e-pá e com a helena."
Pela parte que me cabe prefiro comemorar os Reis. Pode ser?
Nota: verdade, verdadinha, que não sou a "Maria"...
Correu hoje, com inusitada insistência, a notícia de estar prevista para amanhã uma remodelação circunscrita envolvendo o Ministério da Saúde.
O comentário do 'woody allen second life está muito engraçado'. Fica mais cómico se o lermos em voz alta com a entoação do próprio woody allen. Tem mais graça para quem sabe quem é a helena e quem é o joapedro. Imaginamo-los com cara surpreendida e olhos arregalados... É claro que os próprios não acham piada porque também devem passar um filme inteiro de woody allen sem dar uma única gargalhada. Há quem chore e fique com dores de barriga de tanto rir com os filmes de Allen. Mas para quem não for o caso, é compreensivel que não achem piada nenhuma aos comentários do woody allen (nem first nem second life).
Mas gostavamos de contribuir com outra ideia.
Já não é a primeira vez que o ‘joaopedro’ faz referência ao Dantas posicionando-se como um anti-Dantas e tentando sugerir que o Prof. PKM é um Dantas dos dias que correm. Nada mais enganoso.
O problema é que, nas circunstâncias actuais e para utilizar a sua aparente analogia, o Dantas nunca poderá ser um homem que não está no Poder. Nunca esteve no Poder e não se vislumbra que venha a estar.
O ‘Manifesto Anti-Dantas’ da autoria de Almada Negreiros (que o terá escrito em 1916) é acima de tudo uma declaração simbólica e até dissimulada contra o regime focalizado numa figura do regime. Uma figura que representava para o jovem Almada Negreiros o imobilismo da nação, a falta de ideias, a utilização do poder simplesmente para manter o Poder. Portanto, era uma Declaração anti-status-quo.
O Dantas representava para Negreiros a geração que estava no Poder e que tinha levado Portugal à estagnação e a uma forma de miserabilismo cultural e ideológico gerador de uma espécie de exclusão cultural em relação aos movimentos de modernização em curso no resto da Europa.
Ora, no que diz respeito ao SNS, analisadas bem as coisas e confirmando-se quem poderá ser o ‘joapedro’, ficamos sem saber se o Dantas dos últimos 20 anos e para os próximos 10 anos não será o próprio ‘joapedro’?
Neste contexto, talvez o Prof. PKM seja, na verdade, uma espécie de Almada Negreiros. Só lhe falta fazer ele próprio um Manifesto contra o Dantas da Saúde. O Dantas que levou a que o SNS chegasse a este ponto de irracionalidade e esgotamento de ideias e resistência às ideias e modelos de modernização que pululam no resto da Europa. O Dantas do corporativismo da pequenês. O Dantas do imobilismo na gestão do SNS. O Dantas dos interesses instalados que enriquecem à custa da ineficiência do SNS. O Dantas que fecha os olhos à corrupção e à fraude. O Dantas que defende a Tradição da hierarquia e do servilismo. O Dantas do caciquismo. Quem será, quem será?
Recomendamos ao ‘joaopedro’ que (re)leia o original do Manifesto de Almada Negreiros e que ponha a mão na consciência. Veja este link:
http://www.prof2000.pt/users/tomas/manifesto_anti.htm
Para o e-pá, (nome de gelado não é?), uma pequena achega de cultura geral. O second life (ver em www.secondlife.com ) é um novo fenómeno da cultura contemporânea enquadrado no mundo virtual da fantasia e alienação. è o último grito das análises intelectuais da pós-modernidade.
Neste blog, devem haver várias pessoas a transvestir-se como várias outras pessoas. O que torna isto mais engraçado. O e-pá parece assumir que sabe quem é quem mas engana-se. Outra vez.
O António Oliveira Salazar parece ter novidades?
Isto parece um diálogo de malucos!
Este tipo de doença é altamente contagiosa.
Em frente.
Vamos ao que interessa.
Caro lopes:
Será um professor, virtual, em 3D?
O professor vem agora dizer que não tem nada a ver com o poder.
Então o senhor professor não foi assessor dos secretários adjuntos da Saúde do XV e XVI Governos Constitucionais, nomeadamente da Dr.ª Regina Bastos.
Se não é Dr. Sampaio a travar o pedrito santanetes (pim), o senhor professor, ainda estava no poleiro,e, nesta altura, com o seu jeitinho woody, quiçá, já era ministro da saúde.
Deixe lá...
Perdeu-se um brilhante assessor,um potencial governante, mas ganhou-se um exímio comentador de blogues, 3D, como diz o é-pá.
E desde quando é que assessores deixaram de ser funçções técnicas e passaram a ser o "Poder"?
Tocou-lhe na mouche, 'joaopedro', a constatação de que o dantas da saúde poderá ser o senhor (ou a senhora...)?
Eu, ao contrário do e-pá, não faço ideia quem são estes personagens. Mas que isto é engraçado é.
Porque é que não vamos discutir o comentário da susana sobre a continuidade das políticas?
Está simples de ver que o joapedro e o e-pá estão em vantagem. Ninguém sabe quem eles são por isso é fácil falar de quem todos sabemos quem é.
Na contracapa de um dos seus livros, 'Políticas de Saúde: Ensaios para um Debate Nacional' (a 2ª edição lançada em Novembro deste ano de acordo com o 'hospital do Futuro'), podemos confirmar que o prof paulo moreira tem colaborado desde 1999 com a DGS, O IGIF, O MS e Sec de Estado e vários hospitais (etc.) como consultor e/ou gestor. Deve ter sido o próprio a incluir essa informação e não deve ser segredo.
Na página da ENSP também lá está tudo.
Não se percebe o que quer dizer o joaopedro. Percebiamos melhor se revelasse a sua identidade e assim percebermos se é ou não um Dantas da saúde.
Se o prof paulo foi assessor dos "XV e XVI Governos Constitucionais" (já estou confusa que governos foram esses? será então um verdadeiro homem do bloco central? E a dra regina bastos não esteve na cultura ou no ambiente?
Neste momento já não compreendo sobre o que é este post. Mas, a acreditar no e-pá e no joapedro, só o prof paulo moreira é que comenta em defesa do mesmo. Pois, eu não sou ele e defendo-o apesar de concordar com o saudepe.
Esperemos que não se tenha perdido um brilhante assessor pois, se algum destes comentários é do prof., não se ganhou um eximio comentador. O único eximio comentador aqui é o e-pá. O joapedro é mediocre mas não desiste de estar sempre a comentar. Neste blogue comenta tudo. Deve ter um desejo secreto de ser como o Prof. Martelo mas não tem coragem de se assumir. Alguém falou de psicanálise?
Alguém tem o telefone do talho 'verdade crua' em Gaia?
Meus Caros:
Andam a chamar Professor a quem ? É preciso que nos digam se existe e onde está a tese de doutoramento. É que alguns nunca a fizeram e são catedráticos (topam ?) e outros esqueceram-se dela no estrangeiro. Alguns não trouxeram a tese mas regressaram para primeiro-ministro como aconteceu com o Barroso que seguiu directo para Presidente da Comissão Europeia - Altos Estudos fez o homem.
Portanto cuidado com essa coisa dos Professores.
Os detalhes de PKM podem ser encontrados em http://www.ensp.unl.pt/ensp/corpo-docente/websites_docentes/paulo_moreira/paulo_moreira
Na Universidade de Manchester vem referenciado como Joaquim Paulo Gomes Moreira (parece-me que será a mesma pessoa, uma vez que o titulo da tese coincide com a indicada na página da ENSP), que é também o nome usado no Despaco 19507/2004 em que é requisitado para dar apoio ao gabinete técnico da Dra Regina Bastos, Secretária de Estado da Saúde (do Governo PSD). É também com esse nome que surge a 19 de Junho de 2007 no Aviso 13184/2007, como contratado pela Escola Nacional de Saúde Pública.
Apesar de toda as variantes de nomes para intervenção bloguistica que possa ter, não será correcto duvidar das credenciais academicas de PKM, mesmo para quem não concorde com as suas ideias.
Esperemos que se coloque um ponto final nesse tipo de ataques pessoais.
Enviar um comentário
<< Home