OE 2009, Saúde
foto DE
Aceitam-se prognósticos relativamente ao orçamento da saúde, 2009.
O Governo continua comprometido com o objectivo do défice, por isso, não serão de esperar grandes novidades .
Teixeira dos Santos, confirmou ao DE (18.08.08) que a proposta de OE e respectivo Relatório estão a ser elaborados a todo o gás para serem entregues na AR em 15 de Outubro.
Aceitam-se prognósticos relativamente ao orçamento da saúde, 2009.
O Governo continua comprometido com o objectivo do défice, por isso, não serão de esperar grandes novidades .
Em 2008, a saúde beneficiou de um aumento significativo (2,9%), o primeiro desde 2005, ano em que foi objecto de uma correcção de 1,8 mil milhões de euros - 5,83 para 7,63 mil milhões de euros - (o grande contributo de TS para o equilíbrio das contas da saúde, verificado nos últimos anos).
Relativamente a 2009, arrisco adiantar que será o terceiro ano consecutivo em que o MS prescinde de orçamento rectificativo. A actualização limitada ao valor da inflação. Mais uns pozinhos para depois da discussão na AR.
Relativamente a 2009, arrisco adiantar que será o terceiro ano consecutivo em que o MS prescinde de orçamento rectificativo. A actualização limitada ao valor da inflação. Mais uns pozinhos para depois da discussão na AR.
Etiquetas: Contas Saúde
4 Comments:
Esta foto façanhuda de Teixeira dos Santos, certamente terá sido obtida durante a assinatura dos acordos da ADSE, assinados com os HHs dos Lusíadas e Boavista dos HPP e a Clínica de Guimarães do empresário Teófilo Leite.
Quem faz maldades destas não poderá ter melhor cara.
A notícia é interessante; o local para a colocar é que pode não ser talvez o melhor ...
EUA: Oitenta hospitais da Califórnia multados por má qualidade dos cuidados prestados
Oitenta hospitais da Califórnia foram multados pelos serviços de saúde pela má qualidade dos cuidados prestados aos doentes, alguns dos quais acabaram por morrer. As violações aos procedimentos incluem situações como a deficiente introdução de cateteres, um ventilador que não trabalhava ou o esquecimento de instrumentos cirúrgicos dentro do corpo dos pacientes.
As multas, que foram tornadas públicas na segunda-feira, decorrem de investigações levadas a cabo pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia. A cada hospital foi aplicada uma multa de 25 mil dólares por cada violação de procedimentos.
"O objectivo desta multas é melhorar a qualidade dos cuidados de saúde na Califórnia", disse a directora do Centro de Qualidade dos Cuidados de Saúde do departamento de Saúde, Kathleen Billingsley.
No relatório das investigações é relatado o caso de um paciente que morreu no Hospital La Mesa porque um dos funcionários se esqueceu de ligar o ventilador quando o estava a transferir de serviços. Outro doente morreu no Hospital Santa Ana por `overdose` de medicamentos, enquanto no Centro Médico de San Pablo um paciente morreu depois de ter uma enfermeira ter introduzido mal um cateter na veia do pescoço de um doente.
Em outros casos, foram deixados instrumentos de cirurgia dentro dos corpos dos pacientes, obrigando a uma segunda operação para a sua remoção.
© 2008 LUSA
Fonte:
http://ww1.rtp.pt/noticias/?article=359641&visual=26&tema=2
NOTA FINAL: Desculpem os erros mas parece que na RTP não existe nenhum dicionário para a verificação ortográfica dos textos.
As despesas do Estado com os produtos vendidos em farmácias cresceram 4,2 por cento até Julho, representando 18 por cento dos gastos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo os dados da Direcção-Geral do Orçamento hoje divulgados.
O excedente do Serviço Nacional de Saúde baixou para os 142 milhões de euros, com a receita a aumentar 2,2 por cento e a despesa a subir 2,7 por cento.
As prestações de serviços permitiram ao Estado encaixar quase 92 milhões de euros, nos sete meses em que as despesas com o pessoal aumentaram 1,4 por cento e em que o Estado gastou 300 milhões de euros em compras e fornecimentos de serviços.
Os produtos vendidos em farmácias, com um aumento de 4,2 por cento, e as despesas com meios de complementares de diagnóstico, com uma subida de 5,1 por cento, foram as rubricas dos gastos do Serviço Nacional de Saúde que mais cresceram.
Diário Digital 20.08.08
Não se faz referência ao crescimento da despesa hospitalar com medicamentos que segundo a ANF terá tido um crescimento de cerca de 16%.
Mas isto de contas da Saúde, (já nos habituámos) cada um publica as que quer.
A ser verdadeira a informação da ANF que alerta para o crescimento da despesa hospitalar muito acima do plafond estabelecido para este ano (3,9), deita por terra a informação recolhida pelo Infarmed (4,2 Maio 2008).
Desconheço ás medidas extraordinárias que estarão a ser implementadas pelos hospitais visando o controlo da despesa com medicamentos.
Afigura-se-me que este final de ano vai ser um sufoco.
Enviar um comentário
<< Home