Saúde, custos ocultos
No meu hospital, apesar de todas as medidas implementadas para melhorar o atendimento das Consultas Externas, os doentes aguardam longas horas até que o médico os chame para uma consulta de escassos minutos.
O tempo gasto pelos nossos doentes nas salas de espera não é contabilizado nas contas da Saúde.
O tempo gasto pelos nossos doentes nas salas de espera não é contabilizado nas contas da Saúde.
Mas devia.
Para cálculo das taxas compensatórias a pagar pelo SNS. Em vez da obrigação dos doentes pagarem taxas moderadoras. Desta forma, a demora no atendimento seria certamente encurtada para tempos civilizados.
Alan B. Krueger, economista professor em Princeton, articulista do NYT, calculou que os doentes americanos esperaram 847 milhões de horas pelo atendimento de serviços médicos em 2007, correspondente a um gasto de US $240 mil milhões link
É muita massa.
É muita massa.
3 Comments:
Acho a proposta do Xavier fantástica. Tremendamente justa e certamente eficaz para se conseguir um melhor atendimento dos doentes.
Colocado perante este dilema ou a administração dos serviços de saúde conseguia o melhorar o atendimento ou ia à falência.
Quanto ao professor Krueger, tiro-lhe o meu chapéu pela utilidade do seu estudo. O que, infelizmente, não acontece com muito dos que para aí há.
Teremos que admitir ainda a possibilidade de que a falência seria evitável se as medidas adoptadas para melhoria davam resposta às principais causas do fenómeno.
Ou seja: - o estudo é curioso mas o mais importante é dissecar o poquê da espera evitável e adoptar medidas eficazes para as verdadeiras causas.
Caro Xavier:
Na Alemanha, por exº., se um doente tiver uma consulta hospitalar marcada para uma determinada hora, e se atrasar 10 minutos - nem chega a dirigir-se ao Hospital! Vai, antes, tratar de marcar nova consulta.
Esta rigidez diminui a realização de consultas, criando "buracos" na programação.
Nos HH's não se utiliza o overbooking...
Em Portugal, tudo seria diferente:
- inventa-se uma estória para justificar o atraso;
- afirma-se, premptoriamente, que tinha entendido que a consulta era mais tarde;
- declara-se que já estava há 1 hora na sala de espera e não ouvi chamá-lo;
- Quando foi chamado tinha ido ao WC;
- Afirma que à hora que lhe marcaram a consulta não tem transporte;
A discussão entabulada com o Secretariado, ou com o próprio médico - estas "coisas" não passam sem uma discussãozinha - consumiria largamente o tempo previsto para a consulta.
Finalmente, o doente acaba por ser atendido, utilizando o sistema lusitano do desenrasca, depois de perturbar toda a organização funcional da CE's, o que também tem os seus custos...que não sei se integram o estudo do Prof. Krueger.
O Mundo é diverso e, por vezes, divertido (como o estudo do Prof. Krueger)...
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