sexta-feira, março 13

Bill Clinton

On Larry King Live link

Clinton: Um estudo do McKenzie, publicado há um par de anos atrás, concluía que gastávamos mais cerca de 66 mil milhões por ano em medicamentos, enquanto a nossa população idosa consumia relativamente menos per capita do que outros países ricos.

Existe uma resposta muito simples para isto, resultante da negociação feita com as nossas empresas farmacêuticas. Nós temos vindo a dizer durante décadas: nós gostamos de vos ter nos EUA. Temos orgulho em vós. Nós sabemos que gastam montes de dinheiro em investigação para poderem lançar medicamentos no mercado acessíveis a todos os países.
Então, cabe aos EUA custear a investigação e o desenvolvimento, para que as companhias farmacêuticas possam vender exactamente os mesmos medicamentos, por menos dinheiro, no Canadá e na Europa.

Por exemplo, os contribuintes pagam $10.000 por ano às farmacêuticas por tratamento da Sida numa clínica do Harlém. Esse medicamento custa cerca de 3.500 dólares por ano no Canadá e Europa - países com rendimentos per capita tão elevados como América .../

Esta teoria é interessante. O estado americano financiador da indústria farmacêutica. Os nossos genéricos, por exemplo, são mais caros que na maioria dos países da UE. Quem é que nós andamos a financiar?