sexta-feira, março 6

A euforia das ULS


O meu amigo e conterrâneo Pedro Lopes, nesta sua entrevista link enumera de entre as medidas positivas de 2008 a “…integração de Centros de Saúde e Hospitais através da manutenção e desenvolvimento de novas Unidades Locais de Saúde (ULS)” …

Mas, o que pretenderá dizer com isto?
• A integração da gestão num conselho de administração único (tradicional), que o mesmo é dizer-se, a integração/unificação/amalgamento da gestão operacional e organizacional do hospital e dos centros de saúde envolventes?
É o que parece decorrer das palavras citadas e, diga-se em boa verdade, das já proferidas, nem sempre de forma explícita, por muitos outros defensores da ideia.
Contudo, conhecendo-se a cultura ainda hoje dominante na gestão dos serviços de saúde, na sua essência hospitalocêntrica; conhecendo-se a natureza da instituição hospitar, inevitavelmente concentradora, intensiva, de tecnologias e outros recursos – todos eles caros; conhecendo-se a imensa dificuldade de desconcentração da gestão/tomada de decisão, hoje ainda como realidade patente nos nossos hospitais; e conhecendo-se, a fortiori, que a gestão única adentro do próprio hospital ainda não conseguiu gerar a “boa articulação” e complementaridade dos próprios serviços que hoje alberga, e que desde sempre o integraram, que resultados poderemos esperar?
Em minha opinião a transformação dos centros de saúde em serviços-satélite do hospital-sede, fortemente condicionados por uma “voracidade orçamental” dificilmente controlável, e a sua submissão aos “interesses maiores” desse mesmo hospital. Com a sua cultura de gestão actual!
A ser assim teremos, então, a descaracterização e a perda de identidade dos CSP decorrentes da sua total perda de automia!
Logo agora, no momento em que nos CSP começavam a despontar novos e promissores paradigmas de gestão!

Ou (wishfull thinking, talvez), será que as palavras do Dr. Pedro Lopes quereriam significar, alternativa e tão-somente:
Integração de cuidados?
Se esta for a perspectiva terá que haver, então, lugar a uma gestão estratégica “externa” a ambos os níveis de cuidados que procederá à identificação de necessidades em saúde de âmbito regional/local, determinará as necessidade em produção de actos de saúde adequados para a resposta a essas necessidades em saúde e, seguidamente, contratualizá-las-á com a gestão operacional do hospital e dos centros de saúde integrantes da ULS, de acordo com as capacidades neles instaladas. E haverá lugar uma alocação financeira, previamente determinada (prospectiva), para cada um dos níveis de cuidados.
Estaremos, então, perante uma organização holding-like ou, se quiserem, uma parceria público-público.

Mas, então, em que é que ficamos?
Integração dos serviços, ou integração de cuidados?
Se é integração de serviços, teremos, seguramente, mais do mesmo! Porquê?
A experiência americana – na Califórnia a “Kaiser Permanente” e a integração de HMO - e, mais perto e recentemente, a espanhola - os “oligopólios” catalães e o valenciano complexo hospitalar de la Ribera - já nos fornecem evidência suficiente para não enveredarmos por este caminho.
E o que terá determinado estes fracassos?
Desde logo, a subestimação das diferenças substanciais da estratégia de intervenção na relação saúde-doença, próprios de cada um dos níveis de cuidados. Assim:

Adaptado do Relatório do Grupo Técnico para a Reforma dos Cuidados de Saúde Primários – Lisboa, Julho de 2005


Mas, se a opção for pela segunda alternativa - pela integração de cuidados - esta implicará uma muito maior sofisticação gestionária uma vez que os gestores terão, necessariamente, que estar capacitados para lidar com as noções de complexidade inerentes à análise e gestão dos sistemas adaptativos complexos, porque lidam com estruturas, fundamentalmente, de gestão do conhecimento. No caso, os hospitais, os centros de saúde e, a acrescentar a complexidade, a efectividade da sua complementaridade. Terão, também, que saber desfocar-se duma abordagem centrada nas instituições para uma análise centrada nas necessidades/satisfação/participação dos cidadãos/comunidades.

Acresce que, quando em defesa da primeira alternativa se argumenta com os ganhos de eficiência como resultado de economias de escala decorrentes da criação de serviços de utilização comum (sistema de informação, imagiologia, patologia clínica, back office…) - argumento a que, desde já, somos sensíveis, a verdade é que também a segunda alternativa em nada impedirá tais concretizações.

Finalmente! Todos sabemos que um Airbus não é concebido, nem construído em unidades de produção com uma gestão operacional única. E, todos sabemos, também, que os seus componentes, mesmo que construídos em sedes diversas, até geograficamente, na fase da acoplagem tudo “bate absolutamente certo”!
É “só” questão de se proceder a uma adequada especificação das características de cada um desses componentes. De se consumar, centralmente, uma robusta gestão estratégica a que corresponda, em cada um dos polos de produção, uma próxima e adequada gestão operacional.
É a GESTÃO estúpido, diria o outro!
Aprendamos, então, com a indústria aeronáutica!

A concluir, e agora em jeito de provocação:
Os Conselhos de Administração - comuns ao hospital e centros de saúde integrantes das ULS - onde estão, ou virão a estar sedeados?
E, porquê?


António Rodrigues, médico de família

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8 Comments:

Blogger tambemquero said...

.../ Que modelo de governação é o mais adequado a um sistema de saúde do tipo ULS? Como será possível gerir um sistema constituído por hospitais diferentes, centros de Saúde diferentes (muitos deles localizados a grandes distancias dos hospitais, mas sem objectivos?), Unidades de Saúde Familiar (USF) com gestão individual e contratos programa por objectivos, futuramente também os Agrupamentos de Centros de Saúde (AGCS) e a falta de médicos em especialidades prementes?

Modelo de Governação para uma ULS

Como se pode gerir e coordenar um sistema que deve ter a sua força numa integração vertical? Como qualquer integração de entidades tem como seu elemento chave a comunicação, logo um modelo de governação para uma ULS deve privilegiar a constante comunicação (concertada) entre os seus elementos. Este esforço de comunicação deve passar pelo definir específico de processos de trabalho, reengenharia de outros processos e depois da validação dos processos dotar o sistema de meios de comunicação e informáticos necessários.

Mais tratando-se de uma área de “ponta” e quase-experimental, o definir e o executar de um modelo de governação torna-se menos óbvio. Terá que ser um modelo que seja capaz de rapidamente mudar procedimentos ajustando-se à dinâmica da ULS, mas sobretudo deve permitir que as boas práticas locais (de cada unidade de saúde) possam existir e mesmo difundir-se pelo Sistema.

Ou seja, o que se procura é um modelo de governação próximo de um orquestra, onde um “maestro” deve dar orientações centralmente mas deixando que os “intérpretes” locais possam “interpretar” a orientações de acordo com as circunstâncias. A “pauta”, qual “tableau d’bord” permite monitorizar a evolução e a correcção pelo “maestro”. E porque não uma “orquestra de Jazz”, com mais liberdade para actuar localmente? Talvez seja possível evoluir para um modelo com maior autonomia, mas de início há vantagem em garantir um tratamento igual entre unidades de Saúde, pois de outro modo os centros de Saúde mais pequenos teriam muito a perder.

Outro aspecto relevante seria o esforço dos profissionais hospitalares em comunicarem mais com os profissionais dos CS. Isto pode ser concretizado de várias maneiras, com visitas dos profissionais dos hospitais aos CS, com a evolução de modelos de gestão da doença integrados, com a visita dos profissionais do CS aos hospitais, etc.

O requisito principal é a transparência e a gestão realista das expectativas, pois tratando-se de um esforço a 3 a 5 anos é importante manter os actores no terreno conscientes das dificuldades mas mantendo-os animados por um objectivo comum. Mas não se pode esquecer que o papel do Ministério da Saúde e das Administrações Regionais de Saúde deve ser coerente, de apoio e pouco intrusivas, senão não será possível desenvolver um modelo consistente e adaptado às dinâmicas locais.

Naturalmente o esforço dos últimos anos das USF, das AGCS, etc. muito contribuem para ajudar a integração, pois ao implementarem um modelo de gestão próximo das auto-organizações, como iremos ver, podem potenciar melhor os “óptimos locais”, facilitando a integração com os hospitais através de uma maior capacidade interventiva em ambos os sentidos, ajudando os hospitais a darem uma melhor resposta aos pedidos dos CS e limitando os pedidos desnecessários.

A instituição de ULS pode ser uma forma de amortecer o impacto da assimetria e da falta de médico em especialidades críticas. Mas a questão da optimização local é essencial. As ULS devem estar dotadas de autonomia para potenciar as oportunidades e as forças locais que melhor possam servir a população, com “autonomia financeira para gerir acordos com entidades privadas e sociais nas várias áreas: dos cuidados continuados aos laboratórios de análises, passando pelas clínicas médicas.”

A perspectiva da saúde deve contudo passar a ser vista por outro prisma: os cuidados de Saúde como valor acrescentado (Porter, 2003). Esta abordagem obriga a maior esforço analítico da compreensão da cadeia de valor e de como pode o SNS efectivamente acrescentar valor à Sociedade.

Desde a criação da ULSM em 1999, pese embora a avaliação positiva, a aposta neste modelo tem sido modesta. A aposta dos últimos anos tem sido nas USF e nos Centros Hospitalares. Entretanto, em 2007, foi criada a ULS do Norte Alentejano.

O MS está assim a seguir as recomendações da OECD para que se integrem os prestadores de cuidados de saúde procurando reduzir a ineficiência e a duplicação de actos, com as seguintes vantagens:

• O fluxo de doentes no sistema, entre hospital, centro de saúde ou outra unidade de saúde seleccionada deve estar melhor definido de forma a ser facilmente monitorizável,

• A integração deverá permitir uma melhor utilização da capacidade instalada, quer a nível de equipamentos quer a nível de mobilização e gestão de recursos humanos;

• Diminuição das “falsas” urgências hospitalares e falsas “consultas de especialidade” resultantes da acção dos Cuidados Primários na resolução da esmagadora maioria das ocorrências;

• A presença de um profissional proveniente de um Centro Saúde no Conselho de Administração da ULS permitirá uma melhor articulação não só com o Centro de Saúde como também com as suas extensões.

Sendo estas vantagens interessantes, é preciso capacidade para implementar o modelo e dele tirar as vantagens preconizadas de forma sustentada. .../
Luís Velez Lapão, Professor de Engenharia de Sistemas de Saúde do INA

Este texto parece contrariar o que defende neste post AR.
Até que ponto a criação das ACES e as ULS são (in)compatíveis.
As ULS também trazem vantagens !

12:02 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Caro António Rodrigues:

Podemos estarmos a comparar coisas diferentes...

Quando dizemos:
A experiência americana – na Califórnia a “Kaiser Permanente” e a integração de HMO - e, mais perto e recentemente, a espanhola - os “oligopólios” catalães e o valenciano complexo hospitalar de la Ribera - já nos fornecem evidência suficiente para não enveredarmos por este caminho.

Então:
O complexo hospitalar de La Ribera não assenta num Hospital Público com gestão privada?
Nos EUA, os modelos de gestão integrada não serão influenciados pelo facto de estarmos perante um sistema alicerçado, quase em exclusivo, em seguros de saúde e nos out-of-pocket payments?
...

A equidade e a qualidade:
Por outro lado, o remanescente dos CS's (depois de constituidas centenas de USF´s , quase exclusivamente sobre os recursos humanos dos CS's, onde se integram?
O alarde mediático e avaliações sectorias preliminares e prematuras à volta das USF´s (como a que vimos da ARSNorte sobre perfis de prescrição), não conduzirão a alterações dos fluxos de utentes nos CSP?
Estaremos a criar uma enganadora imagem de cPS de 1ª e 2ª. categoria, para utentes com identica tipo de segregação?
Ou todos os CS's serão, no futuro obrigados atransformar-se em USF's?

E, se for real a "não-funcionalidade" das ULS, o que andamos (continuamos) a fazer?
No final de 2008, entraram em funcionamento, pelo menos, 3 ULS, territorialmente descentralizadas, distribuídas pelo:
Baixo Alentejo, Alto Minho e Guarda.
No Baixo Alentejo envolvendo CS do distrito de Beja e Centro Hospitalar do Baixo Alentejo, EPE;
No Alto Minho, a USL integrará o Centro Hospitalar do Alto Minho, EPE, e os centros de Saúde do distrito de Viana do Castelo;
Na Guarda, a USL , irá integrar os Hospitais de Sousa Martins, na Guarda, e da Nossa Senhora da Assunção, em Seia, assim como os centros de Saúde do distrito da Guarda.
Isto é deitar dinheiro fora?
Ou é um modelo de "integração de cuidados" viável?

Bem, façamos uma pausa para pensar...
A primeira USL foi criada em Matosinhos no ano de 1999, e penso que terá capacidade e experiência para fornecer dados importantes sobre esta modalidade de integração.
Bons e maus dados!
Na realidade para além de exemplos circunscritos em Espanha e nos EUA, a casuísta é muito restrita.
Os receios acabam sempre na mesma vala comum - o hospitalocentrismo, onde se enterram todas as tentativas ou experiências de inovação na área da saúde.

Será que não é possível administrar integradamente diferentes serviços de Saúde, colocando o doente no centro da organizaçao?

Parece-me que o grande e oculto problema, não estará na funcionalidade e eficiência das USL's, que não considero suficientemente testadas em Portugal, mas sim num eventuall rebate de custos nas ACES, que me pareecem ter sido criados ( segundo modelo de CC) para "servirem" orçamentalmente as USF's...

Penso que Pedro Lopes sem o desejar semeou ventos que podem descambar numa tempestade...

E fora dessa tempestade, mas atento, estará uma pessoa a rir-se: Francisco Ventura Ramos!
Todos saberemos porquê!

1:08 da tarde  
Blogger ochoa said...

«Os cuidados de saúde primários são o pilar central do sistema de saúde», é uma afirmação que consta no programa do Partido Socialista nas últimas eleições legislativas. No que concerne à articulação entre os centros de saúde (cuidados de saúde primários) e os hospitais, foi prometido pelo actual Governo, (ver programa), que «serão preparados ou aperfeiçoados, até ao final de 2005, normas e mecanismos de referenciação que permitirão priorizar o atendimento das situações urgentes e organizar a orientação do doente no sistema. Serão criados mecanismos que irão garantir a circulação de informação clínica, facilitando e estimulando o seguimento dos pacientes internados em hospitais pelos seus médicos de família, abrindo-lhes o acesso ao processo clínico hospitalar.»
Em documentação governamental colocada a discussão pública no sítio da Direcção Geral de Saúde (Agosto de 2005) pode ler-se a previsão de serem constituídas Unidades Locais de Saúde (ULS) como via para aprofundar a interligação dos centros de saúde com as restantes instituições de saúde locais, nomeadamente, com os seguintes objectivos:
• Criação formal de consultas hospitalares, regulares, nos centros de saúde a partir dos principais serviços hospitalares de referenciação de cada um, coordenadas e acompanhadas em conjunto pelos directores dos serviços hospitalares envolvidos e dos centros de saúde.
• Instalação de alguns meios complementares de diagnóstico e terapêutica para os cuidados de saúde primários, como no caso da bioquímica e hematologia mais correntes, dos ECG, da espirometria e de outros, poderá também vir a ser equacionada numa base de parceria e cooperação entre os hospitais e os centros de saúde.
• Rentabilização da capacidade hospitalar instalada, através da definição de uma carteira de serviços de diagnóstico e terapêutica, disponíveis aos centros de saúde da sua área de atracção.

Em 9 de Junho de 1999, foi criada a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), que passou a integrar os Centros de Saúde de Matosinhos, Senhora da Hora, S. Mamede de Infesta e Leça da Palmeira, bem como quatro extensões deste último (Perafita, Angeiras, Santa Cruz do Bispo e Cabanelas), que a partir de Maio de 2004 passaram a três extensões: Perafita, Santa Cruz do Bispo e Lavra.
A missão da ULSM consiste em identificar as necessidades de saúde das populações abrangidas e dar-lhes uma resposta integrada, oferecendo um contínuo de cuidados e serviços de fácil acesso e circulação que permitam ganhos em saúde, com eficiência técnica e social. Em 2001/02, por encomenda do Ministério da Saúde, através de equipa integrada no Instituto Nacional de Administração (INA), coordenada pelo Administrador Hospitalar Jorge Simões, foi efectuada a avaliação da ULSM com resultados positivos.
Mas vale a pena respigar do artigo «Unidades Locais de Saúde em debate» publicado em MEDI.COM, Boletim Informativo da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, de 15 de Novembro de 2005, a propósito do debate promovido pela Associação dos Médicos Gestores de Unidades de Saúde, em colaboração com a Associação Portuguesa de Engenharia da Saúde, (realizado no dia nove do mesmo mês, no Auditório da Ordem dos Médicos):
«Ao Dr. Nuno Morujão, Presidente do Conselho de Administração da ULSM, coube apresentar esta experiência… Atendendo à situação económica do País e ao facto dos recursos em Saúde serem sempre escassos, têm implementado medidas de racionalização nesta Unidade, que passam por protocolos de referenciação de consultas e por protocolos clínicos de actuação, pela realização de consultas de especialidades hospitalares nos centros de saúde (como é o caso da Pediatria, Endocrinologia, Ortopedia, Oftalmologia, Ginecologia, etc.). Outra medida que causou grande controvérsia na região foi a realização de meios complementares de diagnóstico, quer ao nível da patologia clínica quer da anatomia patológica, nos estabelecimentos que compõem a ULSM, dispensando os serviços convencionados. O Dr. Nuno Morujão defendeu que estes serviços são para ser partilhados pelas instituições, tendo sido instaladas colheitas nos centros de saúde que dispunham de estruturas adequadas. Esta medida implicou uma poupança de 612 mil euros, ao nível da patologia clínica, nos anos de 2003 e 2004, à qual acresce perto de 29 mil euros nos exames de anatomia patológica… Outra questão levantada durante o debate foi posta pelo moderador da sessão, o Dr. Luís Pisco, actual Coordenador da Unidade de Missão dos Cuidados de Saúde Primários. Pelas apresentações a que assistimos pareceria pacífico, ninguém de bom senso colocaria em causa a integração entre os dois níveis de cuidados ou a partilha de informação entre centros de saúde e hospitais. A grande questão reside, no entanto, se será preciso uma gestão comum da ULS, questionou o clínico. O Dr. Nuno Morujão defendeu que a existência de uma administração única à frente de uma Unidade Local de Saúde acaba por ser um aspecto facilitador, o qual torna mais fácil a gestão e a implementação de algumas medidas».
Penso que este respigo esclarece que a oposição ao desenvolvimento de outras ULS reside no espírito corporativo dos médicos dos centros de saúde.
Entretanto, vejamos o desabafo duma médica dum centro de saúde, registado no FÓRUM/SAÚDE do MUS– Movimento de Utentes da Saúde (ver em www.mus-portugal.org) no passado dia 19.05.2006:
«Sou Médica de Família no Centro de saúde de Águeda. Acabo de receber, devolvidas do Hospital de Águeda, 100 credenciais de marcação de consultas de oftalmologia e 7 de cardiologia com a seguinte nota: “para que informem da necessidade ou não da referida consulta. Não devem ser passadas novas credenciais, mas o médico deve escrever, nestas, mantém-se necessidade”. Das credenciais de oftalmologia, algumas são já a 3.ª via! Há doentes à espera desde 2001!!! As de cardiologia referem-se aos anos de 2004 e 2005. Como proceder em relação a esta aberração?».
Mais comentários, para quê?
Santos Cardoso/Administrador Hospitalar (ENSP),revista da ATEHP

E esta?

2:31 da tarde  
Blogger Unknown said...

Lamentavelmente creio que cada vez se tem vindo a tornar mais evidente a afirmação de OCHOA: "...a oposição ao desenvolvimento de outras ULS reside no espírito corporativo dos médicos dos centros de saúde..."
Continuemos com atenção aos argumentos que vão sendo apresentados...

4:00 da tarde  
Blogger antonio rodrigues said...

Caros tambemquero, e-pá! e ochoa:
A questão substantiva e ÚNICA que pretendi “passar” no meu post (admito que, em função dos posts que desendadeou, por incapacidade minha não o tenha conseguido fazer) foi a seguinte:
Integração de serviços ou integração de cuidados?
Ou, dito doutra forma:
Organização matricial ou comando-controlo?
E, doutra forma ainda:
Centralidade das organizações ou dos serviços prestados aos cidadãos?
Ou, ainda e mais outra vez:
Como conciliar o paradigma curativo com o salutogénico?
Se as ULS fossem (e hoje seguramente não o são!) o que no seu texto preconiza Luís Lapão, não posso estar mais de acordo:
… o que se procura é um modelo de governação próximo de um orquestra, onde um “maestro” deve dar orientações centralmente mas deixando que os “intérpretes” locais possam “interpretar” a orientações de acordo com as circunstâncias. A “pauta”, qual “tableau d’bord” permite monitorizar a evolução e a correcção pelo “maestro”. E porque não uma “orquestra de Jazz”, com mais liberdade para actuar localmente? Talvez seja possível evoluir para um modelo com maior autonomia, mas de início há vantagem em garantir um tratamento igual entre unidades de Saúde, pois de outro modo os centros de Saúde mais pequenos teriam muito a perder.
Mas, para ser assim, só me resta lamentar que, sem qualquer razão aparente, se tenha abandonado o conceito SISTEMAS LOCAIS de SAÚDE - Decreto-Lei n.º 156/99, de 10 de Maio!
Notem: um Decreto-Lei de 1999!
Trata-se, tão-somente, duma questão de 9 anos!
Ou, se calhar, do modelo de governança (governance)!
Tudo o resto, sem qualquer margem para dúvida, é muito importante…
Mas, em minha opinião, face à questão seminal que julgo levantar, não passa, ainda, de mera paisagem!

12:13 da manhã  
Blogger CinqueQuest said...

A tentação dos hospitalários...

Após ler com atenção o post do Dr António Rodrigues resolvi enviar os breves comentários que se seguem.

1ºTransposição de conceitos e práticas das empresas?

Nos negócios as empresas não desatam a comparar os clientes e os fornecedores, para assim assegurarem os caudais a montante (recursos) e a jusante (vendas/consumidores). Pelo contrário a gestão das empresas, de forma sábia, usa a autonomia das empresas com quem se relacionam para se manterem mais flexíveis e beneficiarem da inovação e dos ganhos de especialização/focalização do seus percurso na cadeia de produção. Ao fazê-lo evitam a dimensão anti-económica (elefantes brancos ou doutra cor) e ambos ganham com a maior flexibilidade e especialização. Veja-se o exemplo da Benetton que tem mais de vinte mil sub contratantes e ainda mais retalhistas em franchising. Na verdade já lá vai o tempo em que apenas se falava de economias de escala, agora está-se atento às deseconomias de escala.

2º Hospitais têm gestão fácil ?

Segundo vários gurus de gestão - Mintzberg, Drucker, entre outros - o hospital é a empresa mais complexa que a humanidade tem a funcionar. Assim sendo faz sentido que os administradores dos hospitais se concentrem na sua gestão e na melhoria contínua da qualidade e da eficiência onde têm muito a fazer. Também na melhoria da relação com os outros hospitais, sobretudo na sua rede de referenciação, e com a coordenação de cuidados com os CSP e com o apoio que o SNS prescreve.
Está por provar que nos nossos hospitais se tenha atingido um nível de excelência na gestão, seja na coordenação interna, na diminuição da inapropriação de cuidados, na promoção da cirurgia ambulatória, na definição de objectivos e contratos internos, na avaliação dos serviços, etc. Por outro lado, a gestão de hospitais é bem diferente da dos CSP, pelo que a experiência na gestão de hospitais pouco traz para os CSP.
Não venham com exemplos de ULS que (pretensamente) teriam sido bem sucedidas, porque nenhuma foi objecto de qualquer avaliação como tal (ULS). Por isso se estranha tanta convicção, que só pode derivar de achismo, pois avaliação, nicles.
Aliás um dos requisitos para sucesso seria o uso de financiamento por capitação mas para isso teria que conhecer-se a população fixada pela ULS. Compreende-se porque doutro modo a ULS receberia por cabeça mas muitos doentes fariam escolha de hospitais próximos (o caso das grandes cidades é exemplar) sem qualquer prejuízo para os doentes e para a ULS, mas sim para o financiamento do restante SNS.
A constituição de uma reserva de doentes para um hospital, já que os CSP seriam "convidados" a referenciar para o hospital da ULS, e não a escolher o melhor prestador para os seus doentes, diminui o risco para os Serviços e para o hospital, o que não é propriamente incentivo para melhor qualidade e serviço, mais atencioso e rápido. Lembro que nos EUA a situação é totalmente diferente da Portuguesa em termos de concorrência e responsabilidade dos doentes pelo pagamento.

3º Experiências bem sucedidas noutros países?

Houve várias experiência em que hospitais americanos, lucrativos e não lucrativos, integraram CSP e outros cuidados de proximidade mas os resultados foram tão negativos que levaram em vários casos à falência. Também as experiências ensaiadas noutros locais deram resultados negativos, o que parece aconselhar cautela, estudo e avaliação das experiências que já funcionam em Portugal. Nem se percebe porque nenhuma foi ainda avaliada.

4ª Coordenação ou aquisição pela gestão dos hospitais?

O que se justifica, isso sim, é investir seriamente, como o SNS desde sempre prevê, em:
a) Coordenação de cuidados entre CSP e Hospitais, com referenciação acordada entre ambos e partilha de informação sobre o doente e do conhecimento técnico científico (ex. novos medicamentos)
b) Hospitais assegurarem consultas de especialidade nos CSP e porem a funcionar a telemedicina (para CSP mais distantes) - o que se faz em todos os países sem ser necessário ULS. Hospitais garantirem a referenciação adequada e oportuna da consulta, para evitar a proliferação de subsequentes e a exiguidade de primeiras - os CSP terão que dar resposta adequada para bem dos doentes e do SNS.
c) CSP e hospitais cooperarem para melhor utilização conjunta de meios existentes (seja MCDT, duma central de esterilização, de um serviço de compras ou de informática). Para isso não é necessário o hospital tomar conta dos CSP basta fazerem um contrato, patrocinado pela ARS.
d) CSP e hospitais porem a funcionar protocolos conjuntos para tratamento de doentes crónicos.
e) MS/ARS/HH/CSP têm de dispor de sistema informático que permita integrar a informação sobre os doentes (para isso também não é necessário ULS).

5º OPA sobre os CSP com inversão de política?
A proliferação de ULS, além de aventureirista e infundamentada, representaria muito simplesmente uma OPA dos hospitais sobre os CSP, não sendo difícil prever o reforço do hospitalocentrismo, entre nós vigente e mais acentuado que em qualquer outro país com SNS. A tentação será de utilizar ainda mais os médicos de MGF na urgência e de usar esses novos recursos conforme as necessidades (preferências) do hospital. A referência num comentário é curiosa: "amortecer o impacto da assimetria e da falta de médico em especialidades críticas".
A política actual é fazer com que os cuidados primários (e os CCI) sejam a primeira prioridade e respondam efectivamente aos doentes e à população, todos acreditamos muito nas USF e nas estruturas em que estas se irão integrar, para o conseguir num prazo curto. As ULS vão contra aquela prioridade e representam, isso sim, a sua inversão.
O modelo do SNS exige que os CSP sejam, de facto, os responsáveis pela saúde de doente, assim evitando muitos actos duplicados e inapropriados, não que o excessivo hospitalocentrismo actual se expanda ainda mais para vaidade e poder de uns quantos.

12:25 da tarde  
Blogger e-pá! said...

A maioria virtual, potencial ou real?

Hoje, votou-se, na AR, as taxas moderadoras.
Havia, da parte das Oposições, propostas para todos os gostos e feitios.
A concepção maioritária, delineada pelas direcções parlamentar e partidária do PS, impôs-se!

Em democracia, para ganhar, é necessário um voto a mais do que os dos adversários...
Mas, se ficarmos presos a esta contabilidade democrática, do tipo aritmética, começamos a perder sensibilidade política.
Em vez de gerirmos os problemas das pessoas passamos a dançar à volta dos números.
É o que vem sucedendo, desde algum tempo, com a maioria socialista. Para não haver precalços, utiliza-se a disciplina partidária por dá cá aquela palha e arrigementam-se ordeiramente os deputados, colando-os aos cadeirões de S. Bento, para não haver surpresas.
Entramos, mais uma vez, na "fase Limiano", do PS.
Não há assuntos consensuais, que agreguem projectos, soluções ou ambições nacionais.
Prevalece a contabilidade em desfavor de uma política nacional, concertada, onde a convergência possa respirar o mínimo de espaço de manobra.

Este espectáculo que o PS está a oferecer ao País é o pior incentivo que se poderia arquitectar, no sentido de "repetir" maiorias absolutas.

Na verdade, a maioria absoluta dando um sentido de estabilidade, tem de ter a noção de que esta, per si, não é um valor democrático absoluto ou relevante. Ela, não deve ser subsidiária de políticas impostas, mas de diálogo em busca de consensos. Uma consequências das "boas políticas".

O PS, hoje, voltou a ganhar no terreno parlamentar, mas perdeu credibilidade e mostrou insensibilidade no campo social.

Qual será o saldo?
No próximo Outono/Inverno, saberemos...

3:11 da tarde  
Blogger Antunes said...

Além da ULS de Matosinhos, foram criadas no final de 2008 a ULS do Norte Alentejano, Alto Minho, Baixo Alentejo e Guarda.

Francisco Ramos diz que este ano vão ser criadas novas ULS a par da implementação da experiência de financiamento por capitação e que a organização em ULS não "conflitua" com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACS).

Afinal em que ficamos?

Francisco Ramos, parece andar a derrapar, em várias matérias, além dos medicamentos.

Desde a saída de CC, este secretário de estado, entretanto, passado a sub, nunca mais foi o mesmo.

1:28 da manhã  

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