Nova ameaça de pandemia
Como se a actual crise da economia mundial não bastasse, aí temos o surto de gripe suína com potencial para causar uma pandemia mundial. link link
Roche - tamiflu (marca), oseltamivir (DCI)- e GlaxoSmithKline - Relenza (marca), zanamavir (DCI)- de novo no centro das atenções.
Roche - tamiflu (marca), oseltamivir (DCI)- e GlaxoSmithKline - Relenza (marca), zanamavir (DCI)- de novo no centro das atenções.
Etiquetas: diário da pandemia
3 Comments:
A gripe suína (os judeus e os muçulmanos não gostam da designação) é exactamente como a crise económica. Já há algum tempo que passeava entre nós.
Só que um dia os média pegaram no assunto.
Assim, de Dezembro de 2005 até Fevereiro de 2009, um total de 12 infecções humanas com gripe suína foram notificados em 10 estados na América.
Desde Março de 2009, novos casos humanos de uma nova estirpe de vírus de gripe suína denominada vírus influenza A (H1N1)foram detectados na Califórnia e no Texas. Silêncio total.
Actualmente, no México os casos de gripe suína foram melhor estudados, a sua contagiosidade entre humanos pormenorizadamente estabelecida (a "gripe das aves" também passou a transmitir-se das aves ao homem, mas entre humanos infectados desconhecemos...) levando as autoridades a divulgarem medidas preventivas e a activar planos de contingência.
Conclusão: a OMS actua de modo semelhante ao FMI.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu, esta tarde, em conferência de imprensa, que não há nenhum caso confirmado de gripe suína, em Portugal. link
Os hospitais portugueses já pediram reforço do stock de Tamiflu - o medicamento que está a ser usado nos outros países para tratar os doentes infectado com o vírus da gripe suína. É que muitos estabelecimentos destacados para acolher eventuais infectados, entre eles os hospitais Curry Cabral, em Lisboa, e São João, no Porto, não tinham reservas suficientes daquele antiviral, criado como resposta à gripe das aves. E as autoridades querem ter tudo pronto para hoje, dia em que, como revelou ontem o DN, chegam a Lisboa, num voo charter, os primeiros 200 passageiros directamente do México.
linkPara a Roche não vai haver crise!
Enviar um comentário
<< Home