quarta-feira, outubro 21

ACES, Proposta de Plano de Desempenho


Do documento posto a discussão pública link retirámos o trecho seguinte:

.../ Não menos importante é a cobertura nacional de sistemas de informação de apoio aos profissionais de saúde (96,1%). De salientar que existem ainda 14 Centros de Saúde (7 ACES) sem instalação de SAM ou de outro sistema equiparável. Existe ainda uma quantidade relevante de extensões de centro de saúde na qual não existe qualquer acesso a sistema informático e Centros de Saúde em que a largura de banda ainda é demasiado estreita. Importa realçar a situação crítica da Região de Saúde do Algarve onde 56,3% dos Centros de Saúde não têm qualquer sistema de informação clínica instalado, o que limitará determinantemente o processo de contratualização.
Além deste facto preocupante, é de considerar também o que se passa em relação às comunicações e aos equipamentos disponíveis. Actualmente, muitos equipamentos e a diminuta largura de banda não permitem em muitos pontos já “informatizados” a utilização conveniente da rede, invalidando ou dificultando o pleno funcionamento dos sistemas informáticos. .../

Apesar dos grandes avanços registados nesta área, persistem constrangimentos dificeis de entender.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger pato said...

"...a maior escolha individual pode gerar consumismo o que em saúde não é necessariamente melhor, a satisfação dos doentes pode obter-se através da multiplicação de actos o que não corresponde necessariamente a boa prática." ?

Como se o sistema de Combater as "supostas" listas de espera não gerasse a produção de actos desnecessários...

Temos todos a aprender uns com os outros na Europa. E a posição de Pedro Passos Coelho será, felizmente, irrelevante.

Por outro lado, este "bicho papão" manipulado por Brites, Hermes e outros colegas de blogue, apenas serve para entreter.

Mas algum dos senhores tem noção de como o sector privado em Portugal se sente confortável com o SNS como está? mas algum dos semhores ou senhoras acha que os grupos privados portugueses querem alguma forma de liberalização?
Como estamos, com GDH's feitos no "modelo" nacional e PPP criou-se um sistema perfeito que os privados defenderão em aliança com os colegas deste blogue. Querem apostar?

Na verdade, mesmo a liberdade de escolha pode deixar de ser advogada pelo grupos privados com PPP... claro como o mel, não lhes parece?

2:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home