terça-feira, março 8

Histórias da carochinha

fonte NYT
"Drug Firms Face Billions in Losses in ’11 as Patents End"
Mais uma história dramática sobre o expiar de patentes de medicamentos de grande sucesso. Traduzida em milhões de prejuízo para a indústria farmacêutica.
Lá se vai a investigação e o desenvolvimento de novas moléculas, concluirá o leitor preocupado . link

A propósito, todos se devem lembrar do excelente estudo que há algumas semanas aqui fiz referência “Demythologizing the high costs of pharmaceutical research” de Rebecca Warburton e Donald W. Light:
link
«Thus the mythic costs of R&D are but one part of a larger, dysfunctional system that supports a wealthy, high-tech industry, gives us mostly new medicines with few or no advantages (and serious adverse reactions that have become a leading cause of hospitalization and death), and then persuades doctors that we need these new medicines. It compromises science in the process, and consumes a growing proportion of our money.»
O problema é que os utentes exigem estes medicamentos de eficácia marginal.
Para sobrevivermos ao aumento incontrolável dos custos dos medicamentos, estamos obrigados a criar um novo modelo de investigação que dê primazia ao desenvolvimento da saúde e da ciência. Ou sucumbiremos subjugados aos interesses dos mercados e dos lucros da Indústria Farmacêutica.

Nota: A peça do NYT, eventualmente encomendada e paga a peso de ouro, enquadra-se na estratégia da Indústria destinada a fazer prevalecer o mito.

drfeelgood

Etiquetas: