terça-feira, outubro 25

Equação Impossível (2)

Saúde e orçamento de estado 2012 (2)

«A proposta de orçamento para a saúde não traz surpresas especiais, em termos de ideias chave. As cinco ideias chave que destaco:

1 – Contenção de despesa do Serviço Nacional de Saúde, que será verdadeiramente notável se alcançado. Sobre a capacidade de o fazer sem criar (ou aumentar, na verdade) dívidas a fornecedores está a grande dúvida.

2 – Os objectivos de monitorização. Volta a ser reafirmado, e no seguimento do Memorando de Entendimento, que se pretende um maior acompanhamento das instituições.

3 – Registo de saúde electrónico. É uma velha aspiração, pois há vários anos (mais do que uma década) que se fala da sua importância para um correcto trajecto do próprio doente dentro do sistema de saúde. Envolvendo sistemas informáticos e protecção de dados tem todos os ingredientes para se tornar um monstro de despesa e um buraco negro de concretização.

4 – Informação mensal aos cidadãos. A responsabilidade de prestar contas à Sociedade é um velho princípio sempre anunciado e raramente cumprido. A ver vamos.

5 – Nada é dito sobre a organização e a avaliação da gestão e desempenho dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.»

Pedro Pita Barros,Estado Vigil,23.10.11

Estudo CAT: Sobre a avaliação de gestão e desempenho dos hospitais nada é dito no OE/2012, naturalmente, à espera do estudo caterpillar (CAT) do grupo liderado por José Mendes Ribeiro. Uma verdadeira terraplanagem do SNS em perspectiva. O Pedro Lopes que se cuide.

Etiquetas: