segunda-feira, março 12

HBA a funcionar em pleno

«O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, está, desde o passado dia 27 de fevereiro, a funcionar em pleno. Com a abertura da Urgência Geral, todos os serviços deste novo hospital público passaram a estar aptos a receber e servir os quase 300 mil habitantes dos quatro concelhos que integram a sua área de influência – Loures, Odivelas, Sobral de Monte Agraço e Mafra.link

A disponibilização dos serviços do Hospital foi acontecendo de modo gradual desde o passado dia 19 de janeiro, conforme a calendarização acordada com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). Mais de uma semana depois de estar a funcionar em pleno, é possível dizer que tudo decorreu dentro da normalidade.

A afluência às Urgências Geral e Pediátrica, que ultrapassou as previsões para estes serviços na fase inicial do seu funcionamento, justificou, entretanto, a antecipação da abertura de áreas de internamento. Neste momento, o número de camas de internamento aberto corresponde ao que estava previsto, no calendário definido com a ARSLVT, para acontecer no início de Maio.

Nos primeiros dias de actividade da Urgência Geral, o Hospital Beatriz Ângelo atendeu cerca de 2730 pessoas (com uma média diária de 321 pessoas). Na Urgência Pediátria – que abriu a 22 de fevereiro - foram já atendidas 1669 crianças (124 em média, por dia).

A Urgência de Ginecologia-Obstetrícia, que também abriu no dia 22 de fevereiro, atendeu até agora 172 pessoas. No total, e de acordo com os dados apurados a 6 de março, as Urgências do HBA receberam 4571 doentes, 53% dos quais triados com as cores verdes e azuis (as menos graves do Protoloco de Manchester) – numa média diária de cerca de 400 utentes.

Desde a abertura da primeira ala de internamento, a 26 de janeiro, foram efetuados 676 internamentos e dadas 434 altas (dados apurados até 6 de março). Estão internados 242 doentes e abertas 271 camas (incluindo 22 de cuidados intermédios e intensivos). Nos restantes serviços do hospital, a atividade está a decorrer como previsto. No dia 22 de fevereiro nasceu o primeiro bebé no Hospital Beatriz Ângelo e, desde então, já houve mais 29 nascimentos (novamente, dados apurados a 6 de março). Quanto às consultas externas, tem sido possível, até à data, satisfazer com celeridade todos os pedidos feitos pelos Centros de Saúde da área de influência do HBA. Até 6 de março realizaram-se no novo hospital 2548 primeiras consultas e 223 consultas subsequentes. No bloco operatório, fizeram-se, até ao mesmo dia, 55 cirurgias, a maioria em regime de ambulatório.»

Nota: "Loures vai mudar a imagem das PPP". link.
Esperemos para ver.
Era nossa expectativa vermos o logo do hospital (farol) após a inauguração do hospital pelo ministro da saúde (10.03.12) o que, efectivamente, não aconteceu.

Etiquetas: