quarta-feira, março 7

NHS

NHS reforms protest - Wednesday 7 March link

Save our NHS rally: thousands march in health bill protestThousands of nurses, midwives, doctors, physiotherapists, and other NHS workers are thought to have attended the rally link

Enquanto no Portugal das troikas não se passa nada.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

SNS ou NHS: NÃO DAR ABÉBIAS…

Da reportagem do The Guardian link
sobre a jornada em defesa do NHS dos ataques dos LibDems consegue-se retirar várias ilações sobre as dificuldades desta luta política.
Existe, no meio de uma longa lista de reacções dos leitores, ao citado artigo link, um comentário que me parece fundamental: “It is irrelevant whether these reforms are an improvement, they have no mandate…”
“Eles” (lá como cá) não têm mandato (político nem popular), mas pretendem entregar a “reforma” do SNS aos ditames da sustentabilidade, i. e., vão tentar “criar” imperativos orçamentais e financeiros que “fabricam” em nome de espúrias equidades fiscais.
A grande ilação é nunca deixar escorregar a intransigente defesa de um pilar social que se considera imprescindível para pantanosos terrenos orçamentais, principalmente, num País que se “apressa” a assinar a “regra de ouro” decretada pela Chanceler.

As “reformas” do SNS requerem legitimidade política explícita e escrutínio popular expresso e directo não podendo sobreviver ou naufragar a reboque de tectos derivados de prementes questões deficitárias ou de endividamentos...

A luta pelo SNS (como na GB pelo NHS) é para travar no campo político e, nesta questão, terá de existir uma dura intransigência. No momento em que aceitarmos que a “existência” ou “a reforma” do SNS poderá estar (ou ser) subordinada a outros terrenos ou a outros desvarios (financeiros , p. exº.) estamos a dar “abébias” aos neo-liberais.
Uma coisa são questões fundamentais outra será circunstâncias precárias, acessórias e efémeras. Melhor dizendo: circunstanciais. Está tudo dito!

9:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home