quinta-feira, abril 18

Paroles, paroles ...


«Acreditamos que, no longo prazo, a sustentabilidade do Ministério da Saúde depende, em grande medida, da capacidade de alterar comportamentos através de políticas de promoção da saúde e prevenção da doença. Caso contrário, não haverá aumento de financiamento ou redução da despesa suficientes para equilibrar as contas.»
Paulo Macedo, reunião promovida pela OMS, 18.04.13, Oslo.  link

Como alterar comportamentos através de políticas de promoção da saúde e prevenção da doença quando  o desenvolvimento da  rede de CSP estagnou. E o número de  consultas realizadas em 2012 reduziu drasticamente (menos milhão e meio). Quanta promoção da saúde e prevenção da doença ficou por fazer neste ano. O ministro da saúde diz que acredita mas não porfia nem acerta.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

Em Oslo revelaram-se alterações comportamentais ou existenciais?

Ninguém explicou a este senhor que o empobrecimento (individual e colectivo) levando necessariamente à degradação das condições e estilos de vida, educacionais, habitacionais e ambientais, só concorre para 'despromover' as condições sanitárias e facilita o aparecimento de doenças?
Porque razão estes 'novos' ideólogos pretendem iludir que a ‘promoção da saúde’ está directamente correlacionada com um conceito profano para a sua cantilena neoliberal - o 'Bem-Estar'?
Quando em declarações no seio da OMS pretendeu atropelar o conceito de bem-estar (caro a esta Organização) com o comboio de austeridade cega com que pretende atingir os sistemas de saúde, não lhe terá subido a tensão arterial?
O que aparentemente está reservado ao MS na rectificação orçamental em curso – um corte de mais 200 milhões de euros link - não lhe provoca alterações disfuncionais no discurso (‘gaguez’)?
Disse, o Sr. Ministro, nessa arenga que ‘só habitamos a Terra uma vez’ link para, a coberto de ‘dúvidas existencialistas’, nos fazer esquecer que habita a João Crisóstomo há quase 2 anos e que o ‘orçamento disponível’ (expurgado de intermitentes e erráticos pagamentos de dívidas acumuladas), de ano para ano, sofre uma brutal contracção estando no presente – a confirmar-se o novo ‘corte’ - à beira do colapso?

O Senhor Ministro esteve em Oslo ou na 'maratona governamental', das 11 horas, do dia 17/18 de Abril?

8:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home