domingo, junho 16

Cortar na Saúde?

A "factura será muito alta no futuro"
"Se não providenciarmos cuidados de saúde agora, mais tarde será muito mais caro cuidar destas pessoas", defende o especialista Jeffrey Lazarus.
Os cortes nas despesas de saúde em tempo de crise vão implicar uma factura muito alta a pagar no futuro, afirma Jeffrey Lazarus, professor da Universidade de Medicina de Copenhaga, na Dinamarca.
 “Se as pessoas não estão saudáveis, a doença pode voltar e morde-lhes a cauda. Por isso, se não providenciarmos cuidados de saúde agora, mais tarde será muito mais caro cuidar destas pessoas, tratar do cancro ou de outros problemas”, diz Jeffrey Lazarus, que participou numa conferência sobre o futuro dos sistemas nacionais de saúde, esta semana, no Porto.
“Alguém terá de pagar ou as pessoas podem não viver. Se pode a Europa continuar a ter um sistema público de saúde? Claro que pode. Sei que estamos em tempo de crise, mas isso não pode significar abandonar os cuidados de saúde.”
O também director do secretariado permanente do Health Systems Global avisa que “quando não criamos condições de saúde à população, mesmo em países desenvolvidos, as pessoas ficarão doentes e os custos da cura serão bem mais elevados” e a “factura será muito alta no futuro”.
Em tempo de crise os cuidados de saúde têm uma importância ainda maior. Não criar condições para que toda a população tenha acesso ao básico pode potenciar um futuro cheio de problemas, afirma Henrique de Barros, director do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP),
“Em momentos de crise há repercussões, a médio prazo, muito marcadas no estado de saúde e sabemos também que isto se vai pagar, a médio prazo, com um abaixamento desses indicadores de saúde, a não ser que se faça rapidamente um esforço grande, sobretudo, assegurar que as pessoas que estão menos municiadas para utilizar sejam procuradas activamente.”
Segundo o professor Henrique de Barros, devem ser os próprios serviços de saúde a procurar quem mais precisa de cuidados: “Nós já sabemos que as crianças, as pessoas mais velhas, mais pobres, os imigrantes, ou seja, aquelas pessoas que estão em situações de maior vulnerabilidade vão ter piores indicadores de saúde”. 
Henrique de Barros defende a importância da prevenção e considera que em tempo de crise é preciso usar e aplicar os parcos recursos naquilo que pode ser valorizado mais tarde.

RR 15.06.13 link

"Health Systems Global, the new international society for health systems research" link

Fica mais um aviso.

Etiquetas: