sexta-feira, junho 7

Macedovalorem’…



Em Portugal o Governo vai dedicar-se a promover a cobrança das taxas moderadoras por liquidar link
 Uma tarefa 'moralizadora' que deverá ser publicamente apresentada como um mecanismo semeador de equidade. Ficaria mal conotar essas taxas com a sustentabilidade do SNS para fugir à ‘má imagem’ dos co-pagamentos mas já aparecem alguns HH's a queixarem-se que lhe faltam no orçamento alguns milhões. 
 Será um pretexto para 'suspender’ o pagamento daquele subsídio que foi ‘adiado’ lá para o fim do ano, isto é, quando o Tribunal Constitucional estiver de férias natalícias? 
Será de prever que muitas dessas taxas sejam, hoje em dia, incobráveis. Os putativos devedores – ou parte deles – devem infelizmente integrar a listagem negra dos mais de 100.000 portugueses que durante 2013 lhe bateu à porta a tragédia do desemprego. Com este Governo apostado no ajustamento económico e laboral pela via da criação de um ‘exército de desempregados’ as isenções tornaram-se transitórias, voláteis e, quiçá, inúteis. Podem ser (mais) uma daquelas previsões falhadas…que estão endossadas para serem substituídas por outras de igual valor (de impressibilidade, suponho). 
Na verdade, se existisse o mínimo de indignação, coordenação e civismo neste País os faltosos do pagamento das taxas moderadoras só deveriam aceitar pagá-las coercivamente por exemplo depois de terem sido executados (fiscalmente, claro!) os ‘chafurdeiros’ do BPN...com largos milhões de dívidas avalizadas (assumidas) pela Parvalorem. Uma solução seria substituir a tal plataforma informática em falta bem como a cobrança coerciva pelas Finanças por uma ‘Macedovalorem’… para não continuarmos a fazer figura de ‘parvos’ sem qualquer tipo de 'moderação'.

E-Pá!

Etiquetas: ,