quarta-feira, junho 25

Mais autonomia para o São João


O ministro Paulo Macedo explicou que, nessa reunião, ficou decidido que o hospital teria mais autonomia por ser uma unidade “diferenciada”, que “agrega índices de elevada qualidade e que tem um equilíbrio na sua exploração ao longo dos anos”.
A autonomia diminuiu no período excepcional de crise económica e de programa de assistência financeira” e que, agora, há condições para recuperá-la. O ministro falou apenas em autonomia na contratação e nos investimentos, escusando-se a dar mais pormenores.
JP 25.06.14 link
Bem, isto parece mais um episódio de telenovela mexicana.  Com o nosso ministro da saúde, tal "sheik das arábias", a premiar a ousadia da rapaziada demissionária do São João com mais autonomia. Para se safar do entalanço. Ou seja, a abrir os cordões à bolsa. A conceder liberdade discricionária a uma das unidades do SNS para gastar mais uns milhões do erário público.

"A 'troika' teve um impacto muito negativo na autonomia hospitalar, mas  pôs o dedo na ferida em relação à acumulação da dívida dos hospitais, que é um problema crónico que é necessário inverter instituindo mecanismos de transparência. (Marta Temido, presidente da APAH).
Por agora, a implementação dos  mecanismo de transparência ficam adiados sine dia. Tal como acontece com a reforma da rede hospitalar.

Etiquetas: