terça-feira, junho 10

Sigic 2013, Paulo Macedo vai obrigar

De acordo com o “Relatório síntese da actividade cirúrgica programada 2013”  link , recentemente divulgado, a mediana do tempo de espera (TE) na LIC  das neoplasias malignas (NM) aumentou  de 26 para 27 dias em 2013, uma variação de 3,8% relativamente ao ano anterior.
Este resultado é particularmente preocupante em relação às cirurgias das NM da próstata,  cuja Mediana do TE da LIC é de 39 dias e a % LIC NM superior ao TMRG de 37,1%.

Notas:  1. A peça jornalística do JP é exemplar, relativamente ao poder do departamento de  propaganda do ministério de Paulo Macedo. A variação 2012/2013 da Mediana do TM da LIC NM é de 26/27 (quadro acima) e não 25/26 como refere o texto. O MS vai obrigar os HH a dar prioridade às cirurgias das NM. Lindo! O jornalista de serviço, impávido,  não lhe ocorre questionar a capacidade instalada da especialidade, o financiamento, a utilização da radioterapia nas NM da próstata para melhorar as estatísticas do próximo ano. Nada! Solicito, a registar, fielmente, todos os comentários defesa do MS. link
2. O NHS investe fortemente na detecção  precoce das NM o que exige boa articulação entre cuidados primários e rede de cuidados diferenciados (HH), ao contrário do que acontece no nosso  país, onde entre o primeiro diagnóstico e a confirmação em consulta hospitalar decorre demasiado tempo num número elevado de casos. link
“A patient should wait a maximum of two weeks to see a specialist after being urgently referred with suspected cancer by their GP. The operational standard specifies that 93% of patients should be seen within this time. In Quarter 4 2013-14, 348,044 patients were seen by specialists after an urgent GP referral for suspected cancer. 95.0% of these patients were seen within 14 days of referral, compared to 95.6% in Q3 2013-14, and 95.7% in Q4 2012-13”.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Não percebi isto: "A peça jornalística do JP é exemplar, relativamente ao poder do departamento de propaganda do ministério de Paulo Macedo" - Importa-se de explicar?
Somente porque um Jornalista transmite dados positivos relativamente ao SIGIC é apelidado de estar a fazer propaganda do ministério da saúde?
Meus Senhores tenham paciência...se não querem ver as coisas positivas que se têm feito é uma opção vossa mas não retirem essa possibilidade ao povo português.
Cumpts, Carolina

6:26 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Importa-se de explicar qual a variação da Mediana do TM da LIC, registada em 2013 relativamente a 2012?
Depois explico-lhe com detalhe os males que enferma a referida peça. E como extra apresento-lhe o balanço de êxitos que refere da política de saúde de Paulo Macedo.

7:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home