sábado, agosto 9

Banco bom, Banco mau ...

As clínicas e hospitais da Espírito Santo Saúde procederam ontem à troca de todos os terminais e sistemas de pagamento, enquanto esperam por uma clarificação sobre a situação da empresa no âmbito do caso BES, apurou o Económico.
Durante o dia de ontem, os pagamentos através de multibanco estiveram indisponíveis, devendo ser feitos através de dinheiro ou cheque. A ideia é que todo o dinheiro que entre nos cofres destas unidades de saúde passe a ir directamente para outros bancos e não para contas do BES. Os clientes com consultas marcadas receberam mensagens no seu telemóvel, indicando que os pagamentos multibanco estariam indisponíveis durante o dia de ontem. O Económico contactou a Espírito Santo Saúde, que não quis fazer qualquer comentário.
Todas as seguradoras do grupo Espírito Santo vão passar para o Novo Banco, mas a Espírito Santo Saúde ainda aguarda uma clarificação sobre se passará para o Novo Banco ou para o BES (banco mau). A empresa é cotada em bolsa – supervisionada pela CMVM -, apresenta lucros e tem existência sólida independentemente dos problemas do seu maior accionista.
O objectivo da administração será, até que a sua situação no grupo seja clarificada - se o grupo vai para o Novo Banco ou para o “banco mau” -, manter a independência da empresa e que ela continue a funcionar normalmente. Todos os serviços estão a funcionar como até aqui, o que continuará a acontecer, já que não há qualquer mudança a nível operacional para os clientes, excepto a forma de pagamento.
A Espírito Santo Saúde é dona, entre outros activos, do Hospital da Luz, e gere o Hospital de Loures em regime de Parceria Público-Privada. A empresa foi colocada em bolsa em Fevereiro deste ano. Essa operação permitiu ao GES encaixar cerca de 125 milhões de euros com a dispersão de 49% do capital. As acções foram para bolsa a um preço de 3,20 euros. Ontem valiam 3,511 euros, mais 9,7% que o preço de colocação. Apesar de valorizar desde a entrada em bolsa, os títulos têm sido afectados nas últimas sessões. Desde o início da semana desvalorizam mais de 6%. 
DE 07.08.14

Agora que o tio Ricardo se foi... 
Banco Bom, Banco bom, diz-me tu, se haverá alguém capaz de pagar o meu premiozinho de reconhecimento !...
Se Isabel Vaz for afastada da administração da Espírito Santo Saúde terá direito a receber uma compensação de 850 mil euros. A atribuição deste "prémio de reconhecimento" foi decidida na assembleia geral de 22 de Janeiro.

Etiquetas: