sábado, maio 9

Ideias e soundbites

“A caminho das legislativas 2015”, debate sobre a Saúde.com a participação de Eduardo Mendes, Maria do Céu Machado , ACF e moderação de Paulo Magalhães. link
1. Acesso barato e devolução do SNS aos portugueses.
O problema central da Saúde em Portugal é um problema de acesso, Acesso barato. É necessário recentrar a questão do acesso. Iniciar processo de devolução do SNS aos portugueses.
2. Com o mesmo dinheiro conseguimos fazer coisas diferentes
Quanto à organização e as boas escolhas, nós com o mesmo dinheiro conseguimos sempre fazer coisas diferentes. Mecanismos de financiamento inteligentes e contratualização inteligente, precisam-se. Trabalhando mais em objectivos e menos em processo.
3. Congelamento à Macedo
Congelamento da autonomia hospitalar e da despesa.  Desistiu-se do alargamento da rede de USF e da  reforma dos HH. Desistiu-se das escolhas mais aptas. Quanto à reforma estrutural da Saúde, não se passou nada.
4. Medidas à la carte
Redução das urgências inapropriadas dos HH em 10% (utentes verdes/azuis), traduzida em muitos milhões de euros de poupança, suficientes para desenvolvimento das USF.
Revisão terapêutica da utilização de medicamentos em ambulatório, nomeadamente dos idosos, com ganhos de  segurança clínica e poupança de muito dinheiro
5. Aliança estratégica
Politica de hostilidade dirigida aos profissionais da saúde a substituir  pela construção de uma aliança estratégica, capaz de devolver o SNS às pessoas e proporcionar a sua utilização amigável .
6. Estratégias várias
Sectores publico e privado. Cada sector deve afirmar-se por si e não por incentivos morais negativos em que a devantagem pública é total.
Acesso à inovação. O pipeline farmacológico e inovação tecnológica para os próximos dez anos  pode trazer riscos financeiros devastadores ao  nosso sistema de saúde. O que se passou com a hepatite C vai acontecer muitas vezes nos próximos anos. Vamos voltar a decidir sob pressão no último minuto ?
7. Máximas a reter
Vale mais uma fraca ideia política (ACF) do que o ziguezaguear operacional (à Macedo) . Não se responde a problemas políticos com respostas administrativas. Há espaço para a inteligência  Há espaço para opções diferentes. SNS, espécie de reserva para pobrezinhos. Devolução do SNS aos portugueses.
Nota: A caminho das legislativas 2015, candidatos em desfile
Clara Gomes

Etiquetas: ,