domingo, dezembro 13

Reforma Hospitalar

Nas declarações de Adalberto Campos Fernandes no Hospital Santa Maria sobre a reforma hospitalar, sobressaem três ideias base com sublinhados meus: 
 - Apostar na autonomia e na responsabilização da gestão intermédia nas unidades hospitalares a par da «indispensável aplicação de incentivos ligados ao desempenho». 
- Reforma hospitalar estará alinhada com a «valorização das carreiras profissionais». 
- O aprofundamento do modelo de centros de referência «constituirá uma importante oportunidade para uma abordagem estratégica da rede de referência hospitalar» com suporte em critérios de qualidade e de segurança clínica. link 
Mantendo-se como objectivo do programa de governo “progressiva separação dos setores publico privado da Saúde, através da criação de mecanismos de dedicação plena ao exercício de funções públicas no SNS”, estaria tentado a propor que os centros de referencia hospitalares constituíssem o embrião para tal propósito. Porque: 
 - A reforma hospitalar além de premente é ciclópica, havendo que começá-la por algum lado. 
– É irrealista pensar-se em centros de referência a integrar numa rede Europeia de referenciação sem ter um núcleo de profissionais a trabalhar a tempo inteiro, abrangendo áreas clínica de ensino e investigação. 
Tavisto

Etiquetas: