terça-feira, dezembro 8

Mudança sem crispação

Governo promete Simplex na Saúde 
Expresso 05.12.2015 - Vera Lúcia Arreigoso 
…………….. 
O sector privado assume-se cooperante. “Vamos colaborar com as políticas que conduzam à total transparência no relacionamento com o SNS, incluindo a separação progressiva do exercício profissional”, afirma Artur Osório Araújo, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada. E acredita que “o ministério será do sistema de Saúde e não somente dos prestadores públicos, esperando que a liberdade de escolha caminhe para a efetividade em todo o sistema”
 .……………... 
Artur Osório também diz querer colaborar na proposta mais desafiante do programa para a Saúde deste governo: Redução progressiva das situações geradoras de conflitos de interesses entre os setores público e privado, incluindo as relações com a indústria farmacêutica. 
Os diferentes agentes no sector da Saúde esperam que a nova equipe vá de encontro aos seus desígnios ou dos interesses que representam, embora saibam intimamente que, caso este ponto de programa seja para levar à prática, mais cedo ou mais tarde haverá que fazer opções. 
Dificilmente se conseguirá compatibilizar os interesses do sector privado, cada vez menos disposto a aceitar o papel de complementaridade num modelo centrado num SNS universal; dos profissionais, reclamando manter total liberdade de movimentação dentro do dito sistema; como dos doentes, poderem ter acesso a cuidados de saúde com qualidade em toda a rede de prestadores. 
Adalberto Campos Fernandes promete defender o SNS e reforçá-lo, por forma a poder responder às necessidades de quem a ele recorre, em tempo útil e com qualidade. Diz querer introduzir mudanças sem crispação, evitando para tal tomar medidas de choque. 
Extinto o regime de trabalho médico em dedicação exclusiva, aguarda-se com elevada expectativa as propostas para criação de mecanismos de dedicação plena ao exercício de funções públicas no SNS. 
Tavisto 

Exclusividade dos médicos link link Privados da saude, hospitais privados dão milhões link link Simplex da Saúde, Portal da Saúde link Site simplex link

Etiquetas: