sábado, janeiro 16

To be or not to be

A proposta de reforma hospitalar de Fernando Araújo prevê a criação de «Um Sistema Integrado de Gestão do Acesso, que facilite o acesso e a liberdade de escolha dos utentes no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente no que diz respeito a áreas onde a espera ainda é significativa, criando e estimulando um mercado interno no Serviço Nacional de Saúde» Despacho 199/2016. link 
Nós também ficámos surpreendidos com a proposta de promoção da liberdade de escolha e criação/estimulo do mercado interno da Saúde. 
Tratar-se-ia apenas de uma derrapagem de texto alinhavado à pressa, pensámos, num novo tempo de nova esperança e muito entusiasmo. 
A heresia liberal não passou em branco a Mário Jorge Neves num texto extenso publicado no facebook , ”Há um fantasma que continua a esvoaçar no Ministério da Saúde”.link
Hoje dei com “La valse à quatre temps” , publicado no “Tempo de Medicina” link
Uma peça doutro quilate, muito bem esgalhada por Cipriano Justo. 
Um texto certeiro, rigoroso, erudito, demolidor. Que num exercício de prosa literária reduz o documento do secretário de estado a simples rascunho de principiante. Que duma penada esfrangalha todas as propostas de reforma da rede de cuidados do SNS da nova equipa, reduzindo-a a simples cabaz de "encomendas" mal amanhadas. 
Intrigou-nos, desde logo, o que terá levado CJ a investir tanto num texto de semelhante qualidade. Como não lhe viramos (?) a propósito da política de saúde do anterior ministro. 
Certamente, a heresia desmedida. O desplante do mais recente devaneio liberal pacotilha, patente na proposta de nova política de ACF. A prometer mais do mesmo: livre escolha, opting out e mercado da Saúde. E muita crispação.
Terão sido estes objectivos descabidos no contexto do funcionamento de um serviço público de saúde que terão estado na base das medidas promovidas por Paulo Macedo de favorecimento e transferência de financiamento pesado para o sector social e privado da Saúde. 
Apesar de todos os sinais positivos e da decisão de anulação do processo de entrega às Misericórdias dos hospitais de São João da Madeira e de Santo Tirso, hospitais integrados no SNS, link a leitura do livro de António Fereira, “Reforma do Sistema de Saúde - A Minha Visão”, coordenador nomeado da reforma da rede hospitalar, não nos deixa descansados link 
Veremos. Cá continuaremos a acompanhar o esvoaçar de fantasmas (Ghostbusters).
Drfeelgood

Etiquetas: ,