quarta-feira, dezembro 30

UML


O modelo de funcionamento da UML, entrou em funcionamento a 02 de setembro de 2013, com a concentração de serviços nos CHLN e CHLC. Trauma grave (Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica/Maxilo-Facial, Cirurgia Vascular e Urologia) a funcionar em rotatividade mensal, com todas as especialidades cirúrgicas em presença física num Centro de "primeira linha" e um Centro de “segunda linha”, com algumas especialidades cirúrgicas em prevenção. link O apoio noturno de Neurocirurgia manteve-se nos Hospitais com Serviço de Urgência Polivalente, CHLC, CHLN, CHLO e HGO. O apoio ao trauma com Cirurgia Geral e Ortopedia manteve-se em todos os outros hospitais com urgência médico-cirúrgica. 
Este modelo da UML foi rapidamente alterado, a partir 01 de julho de 2014,  com a implementação de dois pólos fixos permanentes (oftalmologia, psiquiatria, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia plástica, cirurgia máxilo-facial e cirurgia vascular), no Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) e Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), simultaneamente Centros de Trauma da ARLVT (fim da rotatividade entre os dois referidos Centros) . 
Desta forma, (pretendia-se) «aumentar o acesso a Serviços de Urgência diferenciados, a equidade no tratamento dos doentes e dar um passo significativo na melhoria da abordagem dos doentes traumatizados graves, com a constituição formal de dois Centros de Trauma.» link Embora o modelo iniciado em setembro 2013, referia-se na circular da ARS, tivesse demonstrado ser «um bom modelo organizacional, com inegáveis ganhos para o cidadão. 
Recentemente, ACF, face ao triste episódio do H.São José, decidiu nomear mais um grupo de trabalho: «Coordenador da UML, liderado pelos Diretores Clínicos das cinco instituições hospitalares, acompanhado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, e pelo Coordenador Nacional para a Reforma do Serviço Nacional de Saúde, na área hospitalar, destinado a avaliar os constrangimentos existentes e a preparar as soluções para as disfunções identificadas.» 
Nomeação justificada pela complexidade da situação: «A conjunção destes fatores (gravidade e carácter urgente das patologias, dispersão geográfica da procura e relativa escassez de profissionais habilitados), à qual acresce a existência de abordagens terapêuticas eficazes, obriga a que o SNS se organize de modo a garantir uma resposta pronta e coordenada. Este processo exige que se proceda a uma profunda reorganização dos cuidados de saúde hospitalares nas várias regiões de saúde do país, apostando nos princípios da cooperação interinstitucional, da organização em rede e da partilha dos recursos disponíveis no SNS.» link 

Notas: Fazemos votos que a nomeação de "grupos de trabalhos" no lugar do ataque rápido aos problemas graves não marque novo ciclo da governação da Saúde.
Segundo a OM, Paulo Macedo podia ter resolvido problema de urgência de neurorradiologia em maio link
Drfeelgood

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Die Afrikaner said...

Entrou em funcionamento?????

5:07 da tarde  
Blogger xavier said...

Ministério informa sobre resposta assistencial na área da patologia vascular cerebral na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

No que concerne ao aneurisma vascular cerebral, determinou-se que o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE (CHLN), o Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE (CHLC), o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, EPE (CHLO) e o Hospital Garcia de Orta, EPE (HGO) garantirão assistência permanente, 24 horas sobre 24 horas, a todos os doentes com esta patologia.

Nos fins de semana de janeiro (entendidos entre as 8 horas de sábado e as 8 horas de segunda-feira), ficou acordado que o CHLC garantirá a assistência no fim de semana de 1 a 3 de janeiro, o CHLO nos dias 9 e 10 de janeiro, o HGO nos dias 16 e 17 de janeiro, o CHLN nos dias 23 e 24 de janeiro e o CHLC nos dias 30 e 31 de janeiro.

Este processo valoriza os princípios da organização em rede e da partilha dos recursos disponíveis no Serviço Nacional de Saúde.

Lisboa, 30 de dezembro de 2015 link

1:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home