terça-feira, novembro 8

Favorecer os privados


O Jornal Público publicou em 5/11 uma interessante e certeira análise de José Pacheco Pereira. Este conhecido intelectual veio lembrar que, para termos um bom Estado e uma democracia sã, precisamos de um corpo de funcionários públicos qualificados: «O Estado deveria ter na sua administração capacidade técnica e profissional de primeira água, juristas, mecânicos,jardineiros,gestores, administradores hospitalares,…» in Degradação da política e do Estado
Contrariava assim as posições marcadamente ideológicas de alguns liberais obcecados em favorecer os privados, por exemplo através de outsourcing e PPP, já que essas posições não asseguram uma boa resposta pública e podem comprometer o futuro. 
Que dizer então do Ministro da Saúde que propõe, na proposta de decreto de gestão dos hospitais que pôs em discussão, substituir gestores qualificados, muitos deles profissionais de Administração Hospitalar, por políticos das autarquias das Unidades Locais de Saúde? E que se prepara para renovar todas as PPP com contratos alargados?

Etiquetas: