segunda-feira, novembro 27

Mais trapalhadas

José Aranda da Silva, nascido em LM (15.11.48, licenciado em Farmácia pela Universidade do Porto (FFUP) em 1972. 
Primeiro Presidente do Conselho de Administração do INFARMED. Foi durante os seus mandatos que se criou o verdadeiro quadro regulamentar do medicamento em Portugal à luz das melhores práticas internacionais. Processo que se concretizou com a criação formal do INFARMED, com a construção dos espaços físicos para o acolhimento do Instituto no Parque de Saúde de Lisboa e com a criação de toda a estrutura organizativa. 
Tal como o Infarmed é hoje 
Ironicamente uma das suas grandes batalhas, enquanto presidente do Infarmed, foi a de tentar trazer para Portugal a agência europeia do medicamento (EMEA), tendo a decisão então recaído na altura por Londres. 
 O susto do professor Aranda da Silva deve ter sido enorme ao conhecer a notícia da decisão do governo em deslocalizar o Infarmed para o Porto. Anúncio feito terça-feira (21.11.17) pelo ministro da Saúde, depois de a notícia já ter sido avançada pelo JN. link 
Para compreensão da dimensão do disparate e da dificuldade da operação de deslocalização, transcreve-se o seguinte comentário: 
«Cada dia que passa fico mais convencido que nem o ministro da saúde, nem o primeiro ministro, nem o Rui Moreira sabem realmente o que é o infarmed. 
Primeiro, não se chama Agência Nacional do Medicamento, o nome correcto é "Instituto da Farmácia e do Medicamento". 
Uma das atribuições do Infarmed é testar todos os medicamentos à venda em Portugal e comprovar se realmente contêm os princípios activos a que se destinam e também se são seguros. Para tal dispõe de um laboratório (um dos melhores da europa) onde (apenas como exemplo) estão armazenados (e contidos em segurança) todas as bactérias/vírus conhecidos, de modo a que os medicamentos possam ser testados. Só para construir outra unidade de contenção igual a esta (entre outras que o laboratório dispõe) seriam necessários 10 vezes os 4.8 milhões que o Rui Moreira ontem referiu num programa de debate. 
Além da função do medicamento em si, o Infarmed também é responsável pelo licenciamento e fiscalização de farmácias e laboratórios e todas entidades  associadas ao fabrico e distribuição de medicamentos, tais como armazéns/grossistas. Querer transferir as instalações do Infarmed, seja lá para onde for, trata-se de um acto irreflectido, irresponsável que me faz questionar a capacidade das pessoas que governam este pais.» 
Segundo o ministro da saúde, a transferência será efectivada a 1 de Janeiro de 2019. Como a trapalhada é gorda, das maiores anunciadas pelo senhor ministro da saúde, poderá acontecer que daqui para o futuro nada aconteça.
Drfeelgood

Etiquetas: