domingo, fevereiro 3

Esclarecer a fundo

No seu livro Sobreviver diz-se preocupado com o interesse de grupos privados de saúde na gestão de hospitais públicos. 
Isso preocupa-me muito. O Amadora-Sintra foi o primeiro exemplo de um hospital público com gestão privada. Não fui para lá para aprender a fazer coisas para depois utilizar na privada. 
É preciso estarmos muito atentos às razões que levam certos grandes grupos privados a candidatarem-se à gestão de hospitais públicos. Ouvi uma entrevista da ministra em que o entrevistador se referia às PPP de dois hospitais e só falavam de dinheiro. 
Fiquei impressionado. Então só discutimos o problema das PPP em função dos gastos e do dinheiro? 
Não é essa a base que tem servido para a existência ou não das PPP? 
Mas é errado. A PPP tem de provar que é mais eficiente e mais barata e depois tem de se perceber se a qualidade da medicina que se pratica também é igual à de alguns hospitais públicos. É fácil ser igual em patologias que exigem pouca tecnologia, poucos recursos humanos, onde não tem de se ter os melhores. Tenho muitas dúvidas sobre as razões que levam alguns grandes grupos de saúde a interessarem-se por ter gestão privada de hospitais públicos. Não é só pelo dinheiro e mais não digo. 
Acha que é para formar profissionais e depois os levar... 
Mais não digo. Façam uma análise correcta disso, porque também não é justo pôr todos no mesmo saco. Eu estarei disposto — não é nesta entrevista — a dizer por que é que acho que pode haver perversões muito graves desta promiscuidade. Podem dizer que não vi essa promiscuidade quando estive no Amadora-Sintra. Não vi. 
Então o que o leva a acreditar tanto que ela existe? 
Não é altura agora para falarmos disso. Acho muito engraçado quando vejo alguns fazer disto uma luta partidária, quando vejo alguns partidos a dizer 'o hospital X é bestial porque é o que gasta menos'. Vamos ver com calma, analisar outros aspectos que não têm só a ver com o dinheiro. Vamos saber se os profissionais estão contentes, que condições têm, como é que trabalham e como é a relação de alguns com outras situações do grupo a que pertencem. No dia em que quiserem fazer um debate sobre isso, eu estou disposto. Mas tem de ser frente a frente para dizer algumas coisas que podem espantar as pessoas. Eduardo Barroso, JP, entrevista JP
Há muito a esclarecer sobre as PPP da Saúde. Ficamos a aguardar o que Eduardo Barroso tem para nos dizer. Se for necessário podemos dar uma ajuda.