quarta-feira, novembro 23

Investigação Células Estaminais


O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV aprovou (21.11.05), por maioria, um parecer sobre a admissibilidade da investigação em células estaminais (células embrionárias, do cordão umbilical, adultas e fetais).
O parecer favorável da CNECV não abrange as células estaminais e embriões humanos excedentários - células embrionárias que podem ser retiradas de embriões que não são usados nos processos de fertilização in vitro, pelo que a grande polémica sobre a admissibilidade da investigação em células estaminais vai prosseguir.

4 Comments:

Blogger Clara said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

9:14 da manhã  
Blogger Clara said...

Estes senhores podiam fazer mais pelo desenvolvimento da economia portuguesa. Bastava que não estivessem tão eufeudados à padruncharada e dessem um parecer favorável à investigação com células estaminais residuais.
Temos imensas hipóteses de desenvolver clusters com elevado êxito nesta área.
É nesta área que temos hipóteses de nos afirmarmos no plano das tecnologias de ponta.
E andam os dirigentes do plano tecnológico a inventar para conseguir coisa nenhuma.

9:15 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Estamos perante um problema da máxima actualidade. E é tão complexo que levou agora (segundo acabo de ouvir) à demissão de um dos mais destacados investigadores da Coreia do Sul de cargos que vinha desempenhando, depois de admitir ter recorrido a ovocitos das suas colabradoras para realizar as suas investigações.
O problema ético parece ser complicado e estamos longe de um consenso sobre a matéria. E nem nos EUA a solução foi ainda encontrada. A dificuldade em trabalhar com embriões humanos é um obstáculo que os investigadores enfrentam naquele país. Como leigo que sou nesta matéria, não tenho naturalmente argumentos científicos para uma posição fundamentada sobre a matéria. No entanto não deixa de ser "estranho" que embriões cabem por ser deitados ao lixo (mais tarde ou mais cedo) quando poderiam ser utilizados a bem da Humanidade. Não haverá outros interesses a entravar o progresso?!
Ps.: no site da Unidade de Missão dos HH SA's existe hoje uma notícia relacionada com esta matéria.

10:59 da tarde  
Blogger xavier said...

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) considerou segunda-feira, 28 de Novembro, que a destruição dos embriões excedentários actualmente congelados com o fim de obter células estaminais para investigação é "contrária à sua dignidade".


O parecer do CNECV sobre a investigação em células estaminais provenientes de embriões fecha as portas à destruição dos embriões que estão congelados, e que resultaram de tratamentos contra a infertilidade, para a obtenção de células estaminais, mas aceita que a colheita deste tipo de células se realize desde que não seja apresentada como o motivo para a destruição dos embriões.

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home