terça-feira, janeiro 17

Gripe das Aves


A Organização Mundial de Saúde já anunciou que considera "inevitável" a ocorrência de uma pandemia, só não se sabe quando poderá ocorrer .
Prevenindo o pior o Hospital de São João, no Porto, está a ultimar um plano de contingência para uma eventual pandemia de gripe a pedido da Direcção-Geral de Saúde
(link)

2 Comments:

Blogger xavier said...

Quarta morte na Turquia

A Turquia confirmou ontem que a morte de Fatma Ozcan, de 12 anos, se deveu à gripe das aves. Esta morte eleva a 20 o número de pessoas contaminadas pela doença, quatro das quais morreram, 11 estão actualmente a ser tratadas e cinco saíram já do hospital curadas. O palestiniano de Jerusalém oriental que se pensava ter sido atingido pela gripe das aves não sofre da doença, diz o ministério da Saúde israelita.

1:56 da tarde  
Blogger ricardo said...

Vírus continua a propagar-se às portas da Europa e fez mais uma vítima mortal na Indonésia

Portugal dispõe de apenas 11 mil tratamentos contra uma epidemia de gripe das aves. Os restantes 2,5 milhões de tratamentos chegarão antes do Verão.
Segundo afirmou à Lusa a subdirectora-geral da Saúde, Graça Freitas, encontram-se em Portugal dez mil tratamentos (100 mil cápsulas) de oseltamivir (mais conhecido por Tamiflu), um dos medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o vírus aviário.
Os tratamentos - com validade de três anos - custaram ao Estado 184 mil euros e juntam-se aos outros mil entretanto armazenados. Foram ainda adquiridos cem tratamentos de zanamivir, outro dos antivirais recomendados pela OMS.
Antes do Verão chegarão a Portugal os 2,5 milhões de tratamentos de oseltamivir encomendados à Roche, o único laboratório que comercializa o medicamento e não tem tido capacidade de produção para satisfazer todos os pedidos.
O vírus da gripe aviária continua a propagar-se às portas da Europa: ontem foi anunciada mais uma infecção na Turquia. Na Indonésia, as autoridades divulgaram o segundo caso de morte em apenas dois dias: um rapaz de três anos sucumbiu à doença.
Na Turquia, o H5N1 já infectou oficialmente 21 pessoas, quatro das quais não resistiram à doença. Ontem, as autoridades confirmavam que outra criança, hospitalizada em Erzurum, no Leste do país, tinha contraído o perigoso vírus. O rapaz foi infectado em Dogubeyazit, onde ocorreram os primeiros casos humanos, provando que os surtos nos animais continuam por controlar. Também originário da região é o rapaz de cinco anos cujo estado de saúde se agravou ontem. O irmão mais novo da quarta vítima mortal está a morrer no hospital de Van.
Na Indonésia, o irmão mais novo da adolescente que morreu no fim-de-semana também não resistiu. O menino de três anos estava internado no hospital de Bandung, onde a única irmã sobrevivente está internada com sintomas semelhantes.
Em Pequim, numa conferência de doadores, mais de uma centena de doadores tentam angariar 1,5 mil milhões de dólares destinados a ajudar os países mais pobres a travar a doença. A União Europeia elevou para 100 milhões de euros o seu contributo.
JP 18.01.06

9:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home