domingo, fevereiro 12

Ainda querem descontos !


Do meu ponto de vista tudo é discutível sob o ponto de vista político: propriedade, liberalização de abertura etc... posso não concordar... mas aceito discutir! ...excepto os preços e a questão dos descontos... a conceder a certos clientes...
Não posso aceitar que me seja imposto um modelo que me faz exigências absolutas de exclusividade, de qualidade e de recursos humanos qualificados ... e depois seja confrontado - sem ter a minima contribuição para a formação dos preços e das margens – com uma situação na qual acabe por não poder pagar aos meus colaboradores que têm famílias e expectativas, porque essa mesma margem é volátil...
Eu cumpro esse modelo com o melhor do meu empenhamento, aloco recursos financeiros e humanos qualificados, e depois... de um momento para o outro... alteram-se as regras... de forma a que seja eu a ficar com o problema nos braços...
Eu que cumpro escrupulosamente as minhas obrigações fiscais e sociais, no modelo que me foi imposto, trabalhando com uma margem bruta em produtos e serviços de 24,6%, não posso aceitar que uns pseudo académicos que comparam a minha margem com a do Modelo Continente e Jerónimo Martins, que segundo os seus relatórios de Contas apresentam margens respectivamente de 25,9 % e 24,5%, considerem que tenho uma rentabilidade Supra-Normal...
Eu que pago aos meus fornecedores a 7, 15 e 30 dias, fico indignado quando me dizem que gozo de uma situação de privilégio quando recebo os créditos do Estado, quando me paga, em média a 70 dias.
Eu que se me atraso 1 dia que seja na entrega do meu IRS, IRC IVA etc tenho que pagar ao estado multas e Juros de Mora, seja considerado um privilegiado se conseguir imputar ao Estado os Juros que a Banca me imputa correspondentes a antecipação do dinheiro que me era devido... e que eu necessito para pagar aos meus colaboradores e fornecedores...
Eduardo faustino

4 Comments:

Blogger Farmaceutico de Oficina said...

Como o a foto do quadro não tem resolução suficiente, quem quiser ver os numeros com mais detalhe, pode consultar o seguinte link:

http://farmacia-aberta.blogspot.com/

(um projecto de blogue!!! ainda estou a treinar!!!)

Onde publiquei o quadro com maior resolução, para que os numeros sejam claros!!!

Cumprimentos
Eduardo

9:18 da tarde  
Blogger Farmaceutico de Oficina said...

Caro Guidobaldo,

Isto para não falar na facturação entre empresas do mesmo grupo, ou contratos de preços paralelos, com os fornecedores das matérias primas, de forma em que os recursos monetários vão ficando nas zonas em que seja mais conveniente fiscalmente... Normalmete em off-shores!!! Estive a analizer as listas de rentabilidades das empresas do sector da IF na lista das 1000 maiores empresas e as suas rentabilidades (isto é a % dos lucros sobre o volumes de vendas) estas variam entre os 0,05% e os 30 por cento...

Mas tudo bem tudo isto faz parte do processo de globalização, e da própria economia... Agora não posso aceitar em que por razões de agenda política, outros compromissos ou até por punição os Farmaceuticos de Oficina, de repente passem a ser tratados como uns parasitas do sistema de abastecimento de medicamentos à polupação...Uns meros retalhistas sem escrupulos...

9:54 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Os valores apontados pelo Guidobaldo, e que complementam dados apresentados pelo Eduardo Faustino, parecem manifestamente exagerados mas também não são linearmente comparáveis com as margens das farmácias.
A IF suporta elevadíssimos custos até que determinada substância activa seja cientificamente reconhecida, testada e introduzida no mercado.
E são estes custos que explicam margens elevadas. Até onde deverão ir tais margens...eis a questão.
E estamos também numa área onde a concorrência, e o próprio processo de investigação associado à evolução tecnológica, tornam a vida do medicamento relativamente curta. E como sabemos a "protecção do produto" tem tempo de duração limitada.
Temos o dever de reconhecer a importância e os elevados investimentos associados à investigação científica e o indispensável retorno.
Que o diga o Sr. Bill Gates!

2:08 da tarde  
Blogger xavier said...

Finalmente.
A imagem já aparece suficientemente ampliada após clicar.

12:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home