terça-feira, fevereiro 7

Encerramento de Serviços

Centro Saúde Santa Comba Dão

Ultimamente, todos os dias, somos colhidos por notícias sobre o protesto das populações relativamento ao encerramento de serviços públicos.
O tonitosa referiu, há pouco, no seu comentário, o mais recente caso do protesto das populações de Santa Iria de Azóia contra o encerramneto da urgência no Centro de Saúde daquela freguesia.
Vital Moreira analisa o problema da reorganização territorial dos serviços públicos num excelente artigo publicado hoje (07.02.06) no JP .

Para Vital Moreira a reestruturação da rede de serviços de saúde – centros de saúde, maternidades e serviços de urgência-, com o objectivo de conseguir uma utilização mais eficiente de meios e melhoria da qualidade do atendimento, deve alicerçar-se na definição de critérios objectivos e justos, na análise minuciosa das situações, caso a caso, de forma a não cair no erro de aplicação da mesma receita, determinação para combater os interesses estabelecidos, essencialmente de natureza profissional, e os preconceitos arreigados acerca da disponibilidade de certos serviços e estabelecimentos públicos em todas as povoações ou em todos os municípios.
Não podemos estar mais de acordo.

1 Comments:

Blogger tonitosa said...

Evidentemente que devem ser tomadas medidas para adaptar a oferta geográfica de serviços à nova realidade do país. E não se podem desaproveitar recursos.
O problema é que o Governo tem muito mais apetência para encerrar escolas e serviços de saúde (e outros) do que em criar condições de funcionamento aos que devam permanecer.
É mais fácil, é mais barato ... e as próximas eleições ainda vêm longe!
Entretanto CC no seu périplo por Viseu deixou, pelo menos, transparecer a ideia de recuo. E isso vai ter custos!
No caso concreto o que é verdade é que Moscavide não oferece condições dignas às populações que hoje serve e isso cria maior resistência em Santa Iria de Azóia.

11:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home