quarta-feira, fevereiro 15

Nível Três

Do alerta pandémico
Esta fase é de preparação para situações em que «existe infecção humana com um novo subtipo do vírus, mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos».

"há razões para Portugal estar alerta face à gripe das aves, mas não há razão para alarmismos. Há um plano de contingência, o sistema está a funcionar". CC
"o Governo está vigilante mas não preocupado" . Jaime Silva

6 Comments:

Blogger ricardo said...

Vírus está a matar mais rapidamente na Indonésia


Os indonésios infectados com o vírus da gripe aviária estão a morrer mais rapidamente e em maior número do que até agora, o que revela que o vírus H5N1 se está a tornar mais virulento, alertou ontem o ministro da Agricultura indonésio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, das oito pessoas infectadas este ano na Indonésia, sete morreram. Um número muito superior à letalidade registada noutros países onde houve infecção humana. Para o ministro da Agricultura, o facto de o vírus se estar a tornar mais agressivo deve reforçar as medidas de vigilância e contenção do vírus mesmo em regiões onde este ainda não foi detectado.
Já na Nigéria, onde o H5N1 atingiu diversas explorações no Norte e Centro do país, os comerciantes estão a aumentar as vendas de animais para conseguir escoar a produção, uma atitude que ajudará a alastrar o vírus. O responsável do Instituto de Investigação Veterinária da Nigéria, Lami Lombin, diz que é fundamental travar o pânico dos proprietários que estão a vender animais de forma maciça. "As aves devem ser confinadas aos locais de criação", de forma a atrasar a progressão da doença.
O Governo não interditou a venda e transporte de aves das zonas afectadas pelo vírus, limitando-se ontem a proibir a manutenção de capoeiras domésticas no território da capital federal. Ontem as autoridades anunciavam terem exterminado mais de 140 mil aves e a detecção de um produtor do Norte que fornecia várias das explorações atingidas pela doença.
JPúblico 16.02.06

10:06 da manhã  
Blogger xavier said...

As autoridades alemãs detectaram dez novos casos do vírus da gripe das aves, H5N1, em aves mortas na ilha de Rügen, no Mar Báltico, anunciou esta quinta-feira o ministro da Agricultura do estado regional de Mecklemburgo-Pomerânia, na Alemanha.
De acordo com as análises laboratoriais, de cerca de 40 aves descobertas mortas esta semana na ilha de Rügen, dez são portadoras do vírus da gripe das aves H5N1, estirpe contagiosa para os seres humanos que estiveram em contacto com aves infectadas.
Os novos casos foram detectados numa área não muito longe daquela onde foram descobertos os dois primeiros cisnes infectados em Rügen. Os primeiros casos do H5N! na alemanha foram confirmados na quarta-feira, em três pássaros mortos encontrados na região de Rügen.
Diário Digital 16.02.06

11:41 da tarde  
Blogger Francisca said...

Esta é para rir, só pode!
Mas aposto que deus está com eles e o tamiflu também.
Estamos quase a ser promovidos ao 4º mundo.Portugal está cada vez mais "soap" do que país.
Um beijo preocupado.

1:35 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

2:07 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Repito um pouco o que disse noutro comentário: oxalá Jaime Silva ou CC não tenham que um dia destes comer "pipis" (moelas de frango) perante as câmaras de televisão.
O problema é defacto muito complicado, mesmo sob o ponto de vista ambiental e alimentar.
Será mesmo dramático se tivermos que encara como solução o "extermínio" da generalidade das aves.

2:11 da manhã  
Blogger Francisca said...

Este Guidobaldo tem um grande sentido de humor:))
Parabéns!

2:43 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home