quarta-feira, abril 5

Acessibilidade

Enquanto a sustentabilidade financeira constitui o principal problema do nosso sistema de saúde, suportado quase exclusivamente por verbas provenientes dos impostos, nos USA os governos estaduais procuram encontrar solução para as largas franjas da população sem cobertura de cuidados de saúde.
E parece haver boas notícias.
O estado de Massachusetts está em vias de implementar um plano de saúde capaz de assegurar a cobertura de cerca de 95% da população (515.000 cidadãos)
(link)

O novo plano de saúde é constituído por um conjunto de mecanismos (fiscais) para “obrigar” os cidadãos com capacidade financeira e as empresas a comprarem seguros privados de saúde. Para os cidadãos de rendimentos baixos foram previstos planos de saúde privados subsidiados pelo governo estadual.
Alargamento da cobertura de cuidados de saúde e do mercado de seguros, redução dos prémios de seguros, obtenção de ganhos de saúde, poupança em cuidados curativos, são alguns dos objectivos deste engenhoso programa.
Por cá, aposta-se na reforma da rede de cuidados primários para melhorar a acessibilidade. Quanto à sustentabilidade financeira, depois de uma derradeira aposta nos ganhos de eficiência, os cidadãos portugueses deverão preparar-se para pagar os cuidados de saúde, sem bonificações fiscais.