quarta-feira, abril 5

Transparência


Referimos aqui recentemente o estudo da DECO ( Revista Teste Saúde n.º 60, Abril/Maio), "política de responsabilidade social da Indústria Farmacêutica", o qual conclui que os laboratórios actuam com falta de transparência na divulgação dos resultados (indicações terapêuticas/reacções adversas) e no marketing utilizado na divulgação dos seus produtos.
Entre as várias recomendações, o referido estudo propõe a criação de legislação a nível da UE para regulação do mercado, pois os sistemas de auto-regulação das empresas na área do marketing e da publicidade não são suficientes para evitar abusos. Por outro lado, aconselha as autoridades de saúde a assumirem um papel mais relevante na formação contínua dos profissionais de saúde.
Como se sabe, a Indústria investe largas somas para conseguir o envolvimento dos lideres de opinião nas suas estratégias comerciais de lançamento de novos medicamentos
(link)
»Les dépenses des grandes firmes pharmaceutiques pour impliquer des leaders d´opinion dans leurs stratégies commerciales ont été estimées à environ 38 millions de dollars en moyenne par nouveau médicament, soit 31,5% de leur budget marketing de lancement des nouveaux médicaments.»
«Les firmes ont bien sûr intérêt à entretenir des “ relations étroites” avec leaders d´opinion. Selon l´agence de conseil stratégique, les “récompenses” sont souvent financières. Les diners somptueux e les invitations huppées ne sont plus de mise. Mais la multiplication des publications, l´association à des travaux de recherche prestigieux, l´áccés à des informations sur les médicaments en développement, sont appréciés et “efficaces”. »
revue prescrire n.º 266 nov 2005