USF
CC em entrevista ao “Jornal Médico de Família” (n.º 103, Maio 2006) link mostra o seu natural regozijo pela elevada adesão dos médicos de clínica geral ao projecto de criação das USF (até ao dia 04.06.06 foram apresentadas 103 candidaturas a Unidades de Saúde Familiar) link
A entrevista apresenta dois pontos interessantes.
Sobre o sistema de informação das USF, CC considera o Sistema de Apoio ao Médico (SAM), embora não sendo uma tecnologia “up-to-date”, um suporte de enorme potencial que vai ser estendido a todos os CS.
Como já aqui referimos anteriormente o processo de implementação do SAM arrasta-se há vários anos, segundo CC “devido a vicissitudes várias” (tal como os F16, permaneceu empacotado vários anos), estando actualmente a funcionar em cerca de 50% dos CS. Mas, segundo CC, quanto o processo de implementação do SAM, finalmente, estiver concluído será substituído por novas aplicações de última geração…
À pergunta se estavam previstos mecanismos de controlo da prescrição médica para as USF, CC saiu-se bem, respondendo que não crê, mas, à cautela, sempre foi lembrando que os médicos destas unidades “têm de se comprometer com a promoção da sustentabilidade do sistema”.
Num ponto concordamos inteiramente com CC: o projecto de criação das USF está a ser um êxito, superiormente conduzido por Luís Pisco.
1 Comments:
Em matéria de intervenientes no Saúde SA gostava de ver satisfeita uma curiosidade.
Se o perfil do comentador estiver acessível, é possível saber-se desde quando o titular veio ao blog e quantas intervenções fez.
É que a propósito de identificação dos comentadores existe um enigma que pode ser constatado.
Ou será que eu estou errado?!
Bem prega Frei Tomás!
Enviar um comentário
<< Home