USF: O melhor Projecto de CC
A grande adesão a esta iniciativa: “essencialmente, aquilo que nos move é essa frustração de vermos que as coisas não estão bem, que podíamos fazer melhor, que o nosso esforço não se vê concretizado em algo de muito positivo e, especialmente, reconhecido pelos nossos pares e pela população”
Manuela Felgueiras,Jornal Médico de Família n.º 103
As equipas multiprofissionais que irão gerir as Unidades de Saúde Familiar, terão que se dotar e capacitar para o desempenho de novas competências, diferentes das competências técnicas e profissionais individuais. Capacidade de negociação e construção de compromissos, autonomia, responsabilização e partilha duma cultura comum, são algumas das novas exigências que se colocam aos profissionais
Luís Pisco Coordenador da MCSP
Que USF queremos construir? link
1. Procura de cuidados de saúde - A USF tem instalados todos os elementos críticos que garantem a Qualidade e a Segurança exigidas pelos cuidados constantes na(s) carteira(s) contratualizada(s)?
2. Carteira de Serviços - O Plano de Acção e o Regulamento Interno da USF estão ajustados às características dos utentes e à diversidade dos cuidados a prestar?
3. Competências e conhecimento - As competências e a experiência dos profissionais encontram-se à altura dos objectivos e das metas propostas?
4. Equipa multiprofissional - Os níveis de coesão, pertença e afiliação presentes na equipa permitem a resolução de situações críticas?
5. Liderança e coordenação - Existem resultados demonstradores da capacidade de mobilização das energias empreendedoras da equipa?
6. Painéis de monitorização - A equipa vai reflectir periodicamente sobre o cumprimento das metas e dispõe-se a estabelecer medidas correctivas perante eventuais desvios e seus impactos nos resultados?
7. Sistema de Informação - O SI disponibiliza informação e conhecimento efectivos sobre o desempenho da equipa, permitindo-lhe reflexão crítica e decisões sobre os processos e rotinas?
8. Rotinas e BackOffice - Existem práticas de optimização dos recursos, de simplificação e melhoria dos circuitos e dos processos de trabalho?
9. Rotinas e BackOffice - Quais os níveis de satisfação dos utentes perante os padrões de resposta e tempos de espera? Existem testemunhos de utentes surpreendidos?
Horácio Covita, Missão para os Cuidados de Saúde Primários
Manuela Felgueiras,Jornal Médico de Família n.º 103
As equipas multiprofissionais que irão gerir as Unidades de Saúde Familiar, terão que se dotar e capacitar para o desempenho de novas competências, diferentes das competências técnicas e profissionais individuais. Capacidade de negociação e construção de compromissos, autonomia, responsabilização e partilha duma cultura comum, são algumas das novas exigências que se colocam aos profissionais
Luís Pisco Coordenador da MCSP
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1. Procura de cuidados de saúde - A USF tem instalados todos os elementos críticos que garantem a Qualidade e a Segurança exigidas pelos cuidados constantes na(s) carteira(s) contratualizada(s)?
2. Carteira de Serviços - O Plano de Acção e o Regulamento Interno da USF estão ajustados às características dos utentes e à diversidade dos cuidados a prestar?
3. Competências e conhecimento - As competências e a experiência dos profissionais encontram-se à altura dos objectivos e das metas propostas?
4. Equipa multiprofissional - Os níveis de coesão, pertença e afiliação presentes na equipa permitem a resolução de situações críticas?
5. Liderança e coordenação - Existem resultados demonstradores da capacidade de mobilização das energias empreendedoras da equipa?
6. Painéis de monitorização - A equipa vai reflectir periodicamente sobre o cumprimento das metas e dispõe-se a estabelecer medidas correctivas perante eventuais desvios e seus impactos nos resultados?
7. Sistema de Informação - O SI disponibiliza informação e conhecimento efectivos sobre o desempenho da equipa, permitindo-lhe reflexão crítica e decisões sobre os processos e rotinas?
8. Rotinas e BackOffice - Existem práticas de optimização dos recursos, de simplificação e melhoria dos circuitos e dos processos de trabalho?
9. Rotinas e BackOffice - Quais os níveis de satisfação dos utentes perante os padrões de resposta e tempos de espera? Existem testemunhos de utentes surpreendidos?
Horácio Covita, Missão para os Cuidados de Saúde Primários
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