segunda-feira, julho 24

USF: O melhor Projecto de CC

A grande adesão a esta iniciativa: “essencialmente, aquilo que nos move é essa frustração de vermos que as coisas não estão bem, que podíamos fazer melhor, que o nosso esforço não se vê concretizado em algo de muito positivo e, especialmente, reconhecido pelos nossos pares e pela população”
Manuela Felgueiras,Jornal Médico de Família n.º 103
As equipas multiprofissionais que irão gerir as Unidades de Saúde Familiar, terão que se dotar e capacitar para o desempenho de novas competências, diferentes das competências técnicas e profissionais individuais. Capacidade de negociação e construção de compromissos, autonomia, responsabilização e partilha duma cultura comum, são algumas das novas exigências que se colocam aos profissionais
Luís Pisco Coordenador da MCSP
Que USF queremos construir? link














1. Procura de cuidados de saúde - A USF tem instalados todos os elementos críticos que garantem a Qualidade e a Segurança exigidas pelos cuidados constantes na(s) carteira(s) contratualizada(s)?
2. Carteira de Serviços - O Plano de Acção e o Regulamento Interno da USF estão ajustados às características dos utentes e à diversidade dos cuidados a prestar?
3. Competências e conhecimento - As competências e a experiência dos profissionais encontram-se à altura dos objectivos e das metas propostas?
4. Equipa multiprofissional - Os níveis de coesão, pertença e afiliação presentes na equipa permitem a resolução de situações críticas?
5. Liderança e coordenação - Existem resultados demonstradores da capacidade de mobilização das energias empreendedoras da equipa?
6. Painéis de monitorização - A equipa vai reflectir periodicamente sobre o cumprimento das metas e dispõe-se a estabelecer medidas correctivas perante eventuais desvios e seus impactos nos resultados?
7. Sistema de Informação - O SI disponibiliza informação e conhecimento efectivos sobre o desempenho da equipa, permitindo-lhe reflexão crítica e decisões sobre os processos e rotinas?
8. Rotinas e BackOffice - Existem práticas de optimização dos recursos, de simplificação e melhoria dos circuitos e dos processos de trabalho?
9. Rotinas e BackOffice - Quais os níveis de satisfação dos utentes perante os padrões de resposta e tempos de espera? Existem testemunhos de utentes surpreendidos?
Horácio Covita, Missão para os Cuidados de Saúde Primários