quinta-feira, julho 20

Gastos em Saúde

clicar p/aumentar

Os gastos em Saúde aumentaram em todos os países da OCDE, exceptuando a Finlândia, segundo um relatório divulgado recentemente por esta organização, que contabilizou dados entre 1990 e 2004. link
Em Portugal, no ano 2004, os gastos chegaram a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), (9,5% do PIB pm, segundo a conta satélite da Saúde 2003/2004, INE) quando em 1990 esse valor era apenas de 6%. Ou seja, e a preços de há dois anos atrás, essa percentagem equivaleu a um acréscimo de 5,6 mil milhões de euros nas despesas com a Saúde, em 14 anos. Isto quando a média dos países da OCDE aumentou apenas de 7% para 8,9%.
E a solução apontada pela OCDE não poderia trazer piores notícias para os portugueses. A manter-se esta tendência, os governos só poderão fazer uma de três coisas: aumentar os impostos para pagar este aumento, fazer cortes em outras áreas de governação, ou obrigar os utentes a despender mais dos seus próprios bolsos pelos serviços de saúde recebidos (o que parece que já está a acontecer entre nós) .
Na hipótese de CC não conseguir reequilibrar as Contas da Saúde qual será, no entender dos caros colegas de Blog, a solução que devemos adoptar ?
revista GH, n.º 18,junho 2006

1 Comments:

Blogger ricardo said...

Ou a nossa economia se desenvolve, ganha fôlego ou isto vai tudo por água abaixo.
Não adianta estar a inventar.
Ou o PIB cresce significativamente ou o nosso arremedo de Estado Social é finito.

1:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home