quinta-feira, agosto 24

CC, a precisar de férias


A gente lê este texto link e... fica de alma descansada. Não é apenas a elegância do estilo, a verve, a fineza do humor. É sobretudo o conceito, a substância, a pertinência do recado. Não esqueçamos o velho brocardo: “de minimis non curat praetor “. Vivóporto tem razão. O Ministro que trate da política e deixe a intendência para quem de direito. Até porque, como se vê, trata muito mal destes assuntos.

Pode lá pôr-se em causa o direito, a legitimidade e a necessidade dos gestores hospitalares usufruírem de automóveis, pagos pelo OE, compatíveis com o seu estatuto?
Imaginem o gestor recém-nomeado que chega ao hospital no seu velho utilitário, gasto pelos anos, pintura descolorida, estofos maculados, uma ou outra amolgadela, e estaciona no espaço reservado. Sai do carro e dá de caras com a ira do Segurança a gritar-lhe que não é permitido estacionar, que o local está reservado aos Senhores da Administração.
Vergonha, desprestígio, humilhação !
É assim que o Ministro quer defender o respeito, o prestígio, a gestão dos Hospitais?
O Ministro devia saber que o bom gestor hospitalar está dependente de inúmeras “circunstâncias”, e que a primeira, a mais importante, é o automóvel de serviço. O Segurança nunca mais precisará de ver quem chega; bastar-lhe-à ouvir o som metalicamente suave da porta do Mercedes para virar-se, sorrir e curvar-se servilmente, que é, assim, que se exerce a liderança e a motivação do pessoal da 'empresa'.

O vivóporto prescreveu férias ao Ministro. Eu concrdo e completo a receita: CC deve escolher, na Gente, na Caras ou na Hola, um destino recomendável, compatível com a sua condição de ministro. Onde, para além de descansar, possa usufruir da companhia de pessoas 'socialmente' importantes, de estatuto elevado, que o povo submisso, naturalmente, acata e admira. E, cujo principal cartão de visita é o carro de serviço, topo de gama. Desportivos, também dá.
Talvez esta experiência o ajude a reequacionar os critérios de selecção dos futuros administradores hospitalares.
Zagalo

1 Comments:

Blogger HMR said...

"Voltem os outros,estão perdoados",dizia-se hoje nos corredores de um hospital.Apanhei o comentário,por acaso e fora do contexto, perguntei Quais?
"Os anteriores do CA ",responderam-me.Franzi as sobrancelhas,num sinal de ... "engoli em seco",continuei o trabalho,mas a reflexão e por fim alguma tristeza dominaram o meu serão.Por último, mas muito importante,a consulta e leitura do nosso blog ,há dias que não o visitava,veio dar razão à justeza dos meus pensamentos!

1:57 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home