segunda-feira, agosto 21

É tarde professor

Agora, são peanuts, Senhor, só peanuts !

Vejamos:
1º Os gestores hospitalares do PSD banquetearam-se, durante o reinado de Luís Filipe Pereira, com diversas mordomias aqui oportunamente denunciadas, a maior das quais foi sem dúvida a aquisição de carros. Apenas num hospital, foram contabilizados nos 3 anos que durou o mandato laranja, para cima de 500 mil euros gastos, na compra de carros (mais de 230 mil euros), gasolina, seguros, impostos (sabia V. Exª que a compra de carros de luxo, em empresas deficitárias, pagam imposto sobre os valores que excedem determinado montante? Pois bem, alguns hospitais, deficitários, compraram carros de luxo, e com isso criaram para o hospital o dever de pagar impostos que se traduziram em custos desnecessários), etc.
2º Apesar disso, e conhecida, como era, a situação, a maioria desses gestores foram mantidos no poder cerca de um ano, pelo Governo PS. O que veio a suceder com isso? Não obstante, o Governo ter aprovado uma Resolução que veio vedar o direito da opção das viaturas por esses indivíduos, a partir de Julho de 2005, esses indivíduos, ao terem sido mantidos na gestão dos hospitais, mais tempo do que o que deviam, terão «ganho» o direito de opção de compra daquelas viaturas. Por tuta e meia. Tramando os respectivos hospitais que agora têm de comprar outros carros.
Isto é, beneficiou-se o infractor!(e tramou-se o interesse público!)
Mas não foi por falta de avisos, aqui feitos, Professor!
3º Terão ganho também, alguns dos gestores que vieram a ser, mais tarde, afastados, com a demora na sua substituição, o direito a ser indemnizados. Escusadamente, Professor, escusadamente, se tivessem sido substituídos quando aqui foi clamado que o fossem!
4º Também aqui foi clamado que as mordomias dadas aos gestores não tinham razão de ser, estando o país em dificuldades. Não obstante, caro Professor, foi aprovado um despacho conjunto da Saúde e das Finanças que veio consagrar essas mordomias, nomeadamente o direito de uso pessoal de viatura de serviço aos membros dos CAs (cinco membros agora contra os três vogais executivos anteriores com esse direito). Não havia necessidade, mas ao dar-se esse direito, com que legitimidade vem agora criticar-se quem comprou os ditos carros? Como é, dá-se o direito e quer-se depois que as pessoas abdiquem dele? A que título? Por altruísmo em relação à Pátria? Bom, nesse caso, o melhor teria sido nomear frades franciscanos para os Conselhos de Administração. Talvez estes, com o seu voto de pobreza e com os conselhos sensatos do Padre Melícias, fossem mais comedidos. O que está mal, o uso de um direito, ou que esse direito, que ninguém pediu, lhes tivesse sido dado?
Serão os gestores do PS, gestores de segunda em relação aos do PSD, perguntarão alguns, com alguma razão?
5º A questão não está no direito, dirá V. Exª, mas na imoralidade, no abuso, desse direito! Todos concordamos, aliás o tema foi aqui bem glosado, a propósito da compra de carros desportivos num hospital, de que não digo o nome por algum decoro corporativo. Mas era conhecido o perfil de quem lá foi posto! Também não havia necessidade, Professor!
6º A questão dos carros foi levantada aqui, recentemente, neste blogg a propósito de um Hospital do Norte. Não sei se é verdade, se é mentira. Até gostaria que fosse mentira, nesse caso concreto. Em todo o caso, a ser verdade, apenas gostaria de perguntar aos responsáveis desse hospital: porquê, a compra agora, só agora, e não antes, no tempo do Governo PSD, se V. Exªs já lá estavam como gestores? Serão os euros socialistas mais fáceis de gastar do que os euros social-democratas? Ou foi o apenas uma questão de demonstration effect tardio (efeito de imitação: «a maior parte das pessoas não só procura elevar o seu nível de vida como tenta imitar os consumos das pessoas mais ricas com quem estão em contacto» - Teixeira Ribeiro, Lições de Finanças Públicas: 126)), agora desinibido por que o Governo não é da nossa cor!

MEU CARO PROFESSOR, DEPOIS DE TUDO O QUE AQUI FOI DITO NESTE BLOGG- E ALGUNS AVISOS, BEM PODIAM TER SIDO APROVEITADOS- TODA ESTA QUESTÃO PARECE-ME AGORA MAIS POPULISMO BARATO DO QUE UMA ATITUDE DA QUAL IRÁ RESULTAR QUALQUER EFICÁCIA REAL.
O MAL ESTÁ FEITO (JÁ FOI FEITO): o direito foi criado, os carros foram comprados, alguns gestores PSD continuam a fazer das suas, alguns dos novos gestores foram má escolha, e agora, o que fazer ?
PEANUTS, PROFESSOR, SÓ PEANUTS!

P.S. E quanto à carreira de Administração Hospitalar?
vivóporto

Etiquetas:

10 Comments:

Blogger xavier said...

Faz-nos falta a intervenção inteligente e certeira do Vivóporto.
Um grande abraço e boas férias.

1:00 da manhã  
Blogger ricardo said...

Casa arrombada, trancas à porta.
Os abusos têm sido de vária ordem, quer dizer de vários luxos.
A intervenção de CC para moralizar é tardia é populista.

Queremos é ver os gestores responsabilizados pelos seus actos de gestão.

Que as coisas não estão a correr nada bem, é um facto.

1:17 da manhã  
Blogger helena said...

É triste ver CC a reboque dos acontecimentos.
A medida é acertada mas devia ser desnecessária.

9:03 da manhã  
Blogger helena said...

Quanto à CARREIRA dos AH é altura de perguntar ao MD.

9:07 da manhã  
Blogger HMR said...

Que saudades dos comentários certeiros do Vivóporto!Voltam a ser abordados assuntos do início do blog-O tempo passa e há que avaliar!

2:23 da tarde  
Blogger Farmasa said...

É bom que CC tenha tido esta medida. É triste que seja necessária.
É ainda mais triste que apareça depois das maiores desavergonhices terem acontecido em praticamente todos os HH deste país.

O que eu gostaria de ver era uma avaliação destes gestores todos. Nem me importaria que dessem um BMW série 7 ao que demonstrasse verdadeira eficiência de gestão no seu HH. Esta cambada gosta de se comparar com os gestores de topo das grandes empresas. Esquecem-se, no entanto, que a maioria dos gestores privados não chegam a admninstradores com 24 anos e recém-licenciados, como conheci alguns. Quando a meritocracia se instalar na administração pública talvez possamos ver algumas melhorias. Até lá.... vivamos na partidocracia!

3:44 da tarde  
Blogger saudepe said...

Revejam algumas das matérias tratadas aqui na saudesa desde que CC é ministro. Comentários. Posts. Análises de fundo.

Com a máxima humildade temos de reconhecer que a saudesa tem sido uma preciosa ajuda na governação de CC.

É a voz do povo de que CC necessita.

7:19 da tarde  
Blogger saudepe said...

Era importante que o Jyrónimo respondesse ao vivóporto.

Conheço uma vogal de um dos hospitais do SNS que a primeira decisão que tomou, após ter entrado em exercício de funções, foi mandar fazer uma casa de banho de luxo.
Cada um sabe ao que vai.

Uma das formas de atacar estas salioadas é gozar, pôr a ridículo esta malta .Até rebentar.

7:34 da tarde  
Blogger Peliteiro said...

«Até ao final do corrente ano, os conselhos de administração dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde estão impedidos de realizar quaisquer despesas que não estejam directamente relacionadas com a missão prosseguida ou com o objecto daqueles estabelecimentos de saúde.»




Calma! Tenham calma! O fim de ano está quase a chegar. Depois também podem comprar um Audi...

Eu, se conseguir uma nomeação para GH, quero um Q7!

1:30 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Depois de alguns meses de Governação, voltámos ao ponto de partida: a discussão das mordomias dos gestores hospitalares.

Sinal de que está tudo na mesma.

A gestão dos hospitais parece ser o sector de pior governação.

O que está em causa com esta intervenção do ministro da saúde é a Responsabilização dos CAs dos HHs.

Luís Filipe Pereira conseguiu de alguma forma restabelecer o poder hierarquico na gestão dos hospitais, através da nomeação de gestores fiéis e a criação da Unidade de Missão.

CC pretendeu seguir o caminho da autonomização e responsabilização das administrações dos hospitais.
Numa altura de reformas este propósito de CC já demonstrou não funcionar, "obrigando" o ministro a repetidas intervenções públicas para administrar puxões de orelhas correctivas.

O alarido público que este tema desperta é oportuno numa altura em que se discute o regime remuneratório do pessoal médico e se avizinha um período de greves.

CC continua a liderar a seu bel prazer o folclore dos media nacional.
Sempre em palco continua a ser a máxima do ministro.

9:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home